Ciência

Mais de 500 alunos concorrem ao prêmio de melhores iniciações científicas da UFU

I Seminário de Pesquisa acontece no dia 07/10 de forma virtual

Publicado em 06/09/2021 às 11:33 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Arte: Viviane Aiko

No dia 07 de outubro, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), em parceria com a Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), irá promover o I Seminário de Pesquisa da UFU. Por meio de edital, foram convocadas as pesquisas de Iniciação Científica (PIBIC), Tecnológica (PIBIT) e do Ensino Médio (PIBIC-EM), também com possibilidade de participação dos alunos que desenvolvem Iniciação Científica Voluntária (PIVIC), que foram concluídas nos anos de 2020 e 2021.

Ao todo, foram deferidas 508 inscrições. Por área, foram 173 inscrições das Ciências da Vida (Agrárias, Biológicas e Saúde), 168 inscrições das Ciências Exatas, da Terra e Engenharias e 141 inscrições das Ciências Humanas, Sociais, Letras e Artes. Em relação ao ensino médio, houve 26 inscrições, porém, neste caso, o professor pode orientar dois alunos com o mesmo plano de trabalho, o que faz com que estejam envolvidos, aproximadamente, de 40 a 50 alunos.

O seminário, que será o primeiro a acontecer no formato virtual, faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e busca promover um espaço de encontro, estudo e reflexão a respeito das iniciações científicas desenvolvidas na universidade.

Agora, após as inscrições e submissões de resumo, serão classificadas as três melhores pesquisas de cada área da graduação e as três melhores do ensino médio. O resultado final dos selecionados será divulgado no dia 22/09 e cada um deverá enviar o link de um vídeo no formato pitch para concorrer à premiação no dia do seminário. Todos os selecionados serão contemplados com certificação de Menção Honrosa e os mais bem avaliados de cada área da graduação e do ensino médio receberão um e-reader Kindle como premiação.

O evento será transmitido ao vivo, a partir das 19h, no Canal da UFU no YouTube, aberto a toda a comunidade. Para assistir ao evento, não é necessário fazer inscrição prévia, mas haverá emissão de certificados para os ouvintes que assinarem a lista de presença que será divulgada no chat durante as apresentações. No dia, haverá ainda a participação de convidados e apresentação artística.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.​

Palavras-chave: Iniciação Científica; Pesquisa; Seminário; Propp