Relações Internacionais

Monografia da UFU vence prêmio europeu para jovens pesquisadores latino-americanos

Trabalho da área de Relações Internacionais abordou o Pacto Ecológico Europeu

Publicado em 20/09/2021 às 14:17 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Monografia vencedora aborda o Pacto Ecológico Europeu e seus efeitos sobre o Brasil dentro do Mercosul (Foto: Milton Santos)

O Trabalho de Conclusão de Curso da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi vencedor do I Concurso “Monograph Contest for Young Latin American Researches –Jean Monnet Award", divulgado dia 15 de setembro. A monografia foi escrita por Marcelo Martinelli, graduado em Relações Internacionais.

O prêmio foi iniciativa do projeto Jean Monnet Network “Building Rights and Developing Knowledge between the European Union and Latin-America – BRIDGE Project”, co-financiado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia, e do Centro Latino-Americano de Estudos Europeus.

A monografia dá enfoque ao Pacto Ecológico Europeu (PEE) e seus efeitos sobre o Brasil dentro do Mercosul. O PEE, de acordo com Martinelli, é um conjunto de políticas e medidas para se atingir a neutralidade climática até 2050, ou seja, zerar as emissões líquidas de carbono do bloco.

O autor conta que acredita na grande relevância das questões de desenvolvimento sustentável dentro das relações internacionais. “Sentia um descompasso entre o discurso que o Brasil vinha adotando e as tendências, então foi uma oportunidade de olhar para a iniciativa prática pioneira para atingir a neutralidade de carbono e refletir sobre nossa realidade”, completa.

O TCC foi apresentado no primeiro semestre de 2021, orientado pelo professor Filipe da Silva, do Instituto de Economia e Relações Internacionais (IERI) da UFU. Quanto à pesquisa, o professor explica: “Partimos das questões teóricas do desenvolvimento sustentável, analisamos o caso da União Europeia e então utilizou-se um arcabouço teórico de relações internacionais para analisar os efeitos que a implementação dessa política teve em outros países”.

Marcelo Martinelli se graduou em Relações Internacionais em 2021, pela UFU. (Foto: Arquivo pessoal)

“O prêmio veio para coroar os esforços que culminaram nesta monografia e, sem dúvidas, a qualidade do trabalho dos nossos docentes, a quem reitero meus agradecimentos, e da capacidade acadêmica brasileira”, diz Martinelli.

Silva enfatiza que essa conquista mostra a qualidade da formação que os alunos têm na UFU: “A premiação sela um trabalho de formação acadêmica e profissional que o IERI faz e, como orientador, finalizei o trabalho que todos os meus colegas haviam começado”.

Além de receber 1.000 euros como prêmio, a monografia de Martinelli será publicada como artigo científico na revista “Latin American Journal of European Studies”.

Palavras-chave: Relações Internacionais Prêmio Europa meio ambiente