Servidora do Cepes/UFU vence Prêmio Brasil de Economia

A premiação reuniu profissionais de todo o Brasil e R$ 18 mil em prêmios

Publicado em 21/09/2021 às 12:10 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Graciele de Fátima Sousa, vencedora do Prêmio Brasil de Economia na categoria Artigo Temático. Imagem: Arquivo Pessoal

O Conselho Federal de Economia (Cofecon) divulgou, no dia 9 de setembro, durante o XXIV Congresso Brasileiro de Economia, os vencedores no Prêmio Brasil de Economia de 2021. A premiação, que distribuiu em torno de R$18 mil em prêmios, conta com quatro categorias de submissão: Livro de Economia, Artigo Técnico/Científico, Artigo Temático e Monografia.

A contemplada na categoria Artigo Temático foi Graciele de Fátima Sousa, mestre em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e, atualmente, economista do Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômicos-Sociais (Cepes) da UFU. Segundo Graciele de Fátima, a ideia de se inscrever no Prêmio Brasil Economia partiu do interesse dela pelo tema central da categoria artigo temático, que foi “Os 70 anos da regulamentação da profissão de economista no Brasil”.

“Diante desse marco histórico da profissão de economista, eu decidi escrever o artigo ‘Economista: 70 anos de história no Brasil’ a fim compreender mais e apresentar para a sociedade a trajetória do ensino de Economia no Brasil”, explica. “Isso porque, mesmo antes da regulamentação, a profissão teve uma jornada marcada pela luta, pela valorização e reconhecimento”.

Ao refletir sobre a vitória, a economista lembra que seus aprendizados na UFU, bem como no trabalho atual no Cepes, foram imprescindíveis para a confecção do artigo premiado, dado que essas vivências a proporcionaram mais autoridade no assunto sobre o qual discorreu. “Todos os anos de estudos e aprendizado na Universidade, e também na função que exerço atualmente no Cepes, foram fundamentais para o meu desenvolvimento intelectual e para o meu aprimoramento de pesquisadora em Economia", afirma Graciele.

Como recompensa por ter sido contemplada em primeiro lugar, Graciele de Fátima levou para casa o prêmio de R$3 mil e a sensação de dever cumprido e de estar no caminho certo. “O resultado dessa premiação serve como uma motivação a mais para continuar trabalhando com dedicação e qualidade”, revela a enconomista. “De certa forma, essa premiação significa a valorização das pesquisas e dos pesquisadores que atuam em universidades públicas no país”, finaliza.

Palavras-chave: Economia CEPES Premiação