Série Museus

Museu da UFU busca integração da ciência com a comunidade

Diversão com Ciência e Arte promove diversas atividades em Uberlândia

Publicado em 21/06/2018 às 17:03 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56

O Museu Diversão com Ciência e Arte (Dica) foi criado em 2006, apenas com atividades dentro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no Bloco 3E do Campus Santa Mônica. Foi em 2017 que o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aprovou o projeto Ciência e Arte no Parque, levando grande parte das atividades para o Parque da Gávea, no bairro Morada da Colina, em Uberlândia.

De acordo com a coordenadora do museu, professora Silvia dos Santos, o objetivo é ocupar o parque, para que quem o frequenta possa aproveitar as atrações. “Queremos trazer a ciência para mais perto das pessoas, falando dela de uma forma descontraída. Sempre buscamos discutir o assunto numa linguagem e com temas que são de interesse da população”, explica.

Professora Silvia Santos é a coordenadora do Dica (Foto: Milton Santos)

Santos afirma que o maior ganho da nova locação é o aumento do público. “Quando éramos um pequeno museu de física da UFU, tínhamos um alcance restrito. A parceria com a Prefeitura ampliou as possibilidades de atuação e de alcance do Dica, fazendo com que a população o entenda como um espaço de lazer”, afirma. A UFU tem um contrato de cessão de uso do espaço com a Prefeitura. A ideia é trazer um equipamento cultural ao Parque da Gávea.

O Dica

Entre as atrações do museu, as exposições externas estão abertas no mesmo horário de funcionamento do parque (todos os dias, das 7h às 18h) e não precisam, necessariamente, de um monitor para serem realizadas. A Trilha do Sistema Solar apresenta uma maquete do sistema solar, que funciona com escalas de tamanho e de distância. A Praça da Física demonstra especialmente a área da Mecânica, com gangorra, parabólicas e balanços. Já a Praça Passarinhar é uma apresentação das famílias de aves que existem no parque.

Por fim, na Praça da Tabela Periódica a ideia é desconstruir a classificação e a maneira como os elementos são vistos. “O carbono, dependendo da forma como se organiza, é grafite. Dependendo, é diamante, que tem um valor e um significado completamente diferente. É interessante fazer mostrar que os dois são constituídos do mesmo material e mostrar suas propriedades”, explica a professora Santos.

A ideia da Praça da Tabela Periódica é desconstruir as classificações (Foto: Milton Santos)

Há também o quiosque, com exposições de física, química e biologia. No momento, existem três: uma sobre a história do ato, uma sobre eletromagnetismo e transformações de energia, e uma sobre mecânica. Essa atração funciona apenas com a presença dos monitores.

Quiosque funciona de quarta a domingo (Foto: Milton Santos).

Mais do que o parque

O Dica abriga, além de exposições, diversos projetos de extensão. É possível citar, como exemplo, os sete estudantes de diversos cursos da UFU que trabalham como monitores, guiando os visitantes. Há também o Dica Comunica, seção de divulgação do site do museu, que conta com uma equipe de jornalismo e uma estagiária, além de um setor de Comunicação Visual, com alunos do curso de Artes Visuais da UFU.

Visitação do quiosque ocorre apenas com a presença de monitores (Foto: Milton Santos).

O museu organiza também alguns eventos na cidade. Um deles é a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Uberlândia, em parceria com a prefeitura e com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. Há apresentações culturais, feiras de ciências, observatório astronômico e uma mostra itinerante.

Vinculados à semana, há dois outros eventos: a Feira Ciência Viva, que expõe trabalhos de alunos dos Ensinos Fundamentais I e II e  Ensino Médio, e o Brincando e Aprendendo, com exposições científicas, mostras, oficinas e jogos que estimulam o aprendizado.

O Dica promove também o projeto Telescópio Itinerante, em que leva um telescópio até escolas e universidades para observação do céu. A atividade ocorre também uma vez por mês no Bloco 5R do Campus Santa Mônica da UFU.

Serviço

Apenas grupos grandes precisam fazer agendamento para visitar o Dica no Parque Gávea. A coordenação do museu recomenda turmas de até 40 pessoas. A visitação da parte externa é aberta todos os dias, das 8h às 18h. Para visitar o quiosque, é necessário acompanhamento dos monitores, que estão presentes de quarta à sexta das 8h às 12h e das 14h às 18h e aos fins de semana, de 8h às 12h.

Qualquer escola, grupo escolar, faculdade, universidade ou similar pode agendar uma visita do Telescópio Itinerante. Para isto, é preciso entrar em contato com o museu por meio do telefone (34) 3230-9517 ou pelo e-mail agendamento.dica@gmail.com.

Para mais informações sobre o Museu Diversão com Ciência e Arte, acesse www.dica.ufu.br.

Palavras-chave: Dica Museu Dica Museus UFU Divulgação Científica