UFU aplica questionário para melhorias na universidade

Podem responder públicos interno e externo

Publicado em 20/06/2018 às 12:59 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:37

Já está disponível o questionário de autoavaliação institucional da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no site www.cpa.ufu.br. A pesquisa é trienal, e a coleta de dados acontecerá até dezembro. Podem participar da autoavaliação todos os segmentos da comunidade acadêmica. Haverá um questionário específico para o Hospital de Clínicas e para a Sociedade Civil disponível também pelo site da UFU.

Criada pela Lei Federal nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes),  a CPA é responsável pela autoavaliação da instituição, considerando, obrigatoriamente, os cinco eixos: Planejamento e Avaliação Institucional; Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas; Políticas de Gestão; Infraestrutura. Na UFU, a CPA foi criada pela Portaria R nº 302, de 8 de abril de 2005. Tem como objetivo conduzir o processo de avaliação interna da instituição em conformidade com a Lei nº. 10.861/04 e nos termos das diretrizes e portarias da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).

Os questionários foram aplicados pela primeira vez na universidade no triênio de 2010-2012. De acordo com José Magno Queiroz Luz, diretor de Avaliação Institucional da UFU,  foram realizadas anualmente coletas de dados com diversos segmentos. Os instrumentos utilizados nas autoavaliações foram elaborados com base nos princípios do Sinaes e constituídos por questões de múltipla escolha, com um espaço ao final para comentários e sugestões, que foram encaminhados aos gestores responsáveis para providências e respostas. A partir dessas manifestações, foram elaborados os "Cadernos de Respostas" após cada avaliação.

Participação

A adesão aos questionários é a maior luta da CPA atualmente, relata Luz. Ele afirma ainda que a universidade tem planejado campanhas para aumentar a atratividade do questionário, tentando torná-lo mais curto e, assim, mais acessível aos respondentes.

As informações obtidas são utilizadas para orientação institucional de estabelecimentos de ensino superior e para embasar políticas públicas. Os dados também são úteis para a sociedade, especialmente aos estudantes, como referência quanto às condições de cursos e instituições. “Acreditamos que 70% das oportunidades de melhorias apontadas nos questionários são devidamente tratadas pelos gestores, seja imediatamente ou num plano de ação de médio a longo prazo”, destaca Luz.

Para conferir os resultados do triênio 2015-2017, acesse www.cpa.ufu.br.

Veja a chamada do reitor da UFU, Valder Steffen Júnior :

Palavras-chave: CPA avaliação institucional UFU autoavaliação ufu