EXTENSÃO

UFU assina termo de cooperação técnico-cientifica com Consórcio Intermunicipal Rides

Objetivo é contribuir com melhoria das condições de vida nos municípios participantes

Publicado em 11/09/2018 às 12:16 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:36

UFU assina termo de cooperação técnico-cientifica com Região Integrada de Desenvolvimento Sustentável (Rides), do Alto Paranaíba (Foto: divulgação)

No último dia 06 de setembro, na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), de Monte Carmelo, aconteceu a assinatura do Acordo de Cooperação Técnico-científica entre a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o Consórcio Intermunicipal - Região Integrada de Desenvolvimento Sustentável (Rides), para o desenvolvimento de ações de Extensão Universitária nos municípios da RIDES, com o objetivo de construir cidades saudáveis por meio de políticas públicas saudáveis, como preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Cidade saudável, de acordo com Santos e Lima (2017), “é aquela que produz qualidade de vida para os seus cidadãos, buscando a satisfação de suas necessidades materiais básicas de habitação, alimentação, educação, cultura, segurança, lazer e outras necessidades humanas imateriais relacionadas à vida cotidiana".

Para a execução das ações da parceria, a UFU dará o apoio técnico necessário e fornecerá instalações e equipamentos dos laboratórios e demais espaços físicos, conforme disponibilidade, para a equipe de professores e estudantes envolvidos no projeto.

Proposto pelo professor do Instituto de Geografia da UFU, Samuel do Carmo Lima, e viabilizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), o Termo de Cooperação foi assinado do reitor da UFU, Valder Steffen Júnior e pelo prefeito de Cascalho Rico, Dário Borges de Rezende, atual Presidente da Rides com a participação de servidores da UFU e de membros do Consórcio Rides.

Rides

Com sede em Monte Carmelo, a Região Integrada de Desenvolvimento Sustentável (Rides) integra os municípios do Alto Paranaíba de Abadia dos Dourados, Cascalho Rico, Coromandel, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Indianópolis, Iraí de Minas, Monte Carmelo e Romaria.

Compete à Rides, apoiar o desenvolvimento do projeto em cada município, fornecendo dados e informações oriundos das secretarias municipais, e em especial os dados dos Sistemas de Informações em Saúde necessários à execução das ações da parceria, além do transporte e da alimentação para a equipe de professores e estudantes, sempre que as atividades do projeto forem realizadas em um dos municípios envolvidos no projeto.

Informações:

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC)

www.proexc.ufu.br | secretaria@proex.ufu.br | (34) 3239-4808

Região Integrada de Desenvolvimento Sustentável (Rides)

www.rides.mg.gov.br | integradaminas@gmail.com | (34) 9 8826-6800

A Sede do Rides está localizada na cidade de Monte Carmelo – MG, situada a Rua Padre Manuel Luiz, 166 A, próximo a antiga rodoviária, no Centro de Monte Carmelo

Palavras-chave: Rides PROEXC Alto Paranaíba UFU