Equipe da UFU-Patos é finalista na 7ª Campus Mobile, em SP

Premiação inclui valor em dinheiro e visita ao Vale do Silício

Publicado em 12/02/2019 às 17:42 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:33

Equipe Plantar Mais é finalista na categoria Smart Farm da 7ª Edição do Campus Mobile, em São Paulo (Foto: divulgação)

A equipe Plantar Mais, composta pelos alunos do Campus de Patos de Minas, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Victor Bell, do curso de Eletrônica e de Telecomunicações e Letícia Bombig e Victor Araujo, ambos do curso de Engenharia de Alimentos, é uma das três finalistas, na categoria Smart Farm, da 7ª edição do Campus Mobile, evento nacional de inovação e desenvolvimento de novas tecnologias. “Eles competiram de igual para igual com mais de 200 equipes, de 25 estados e de grandes universidades. Destas 200 equipes, 40 foram selecionadas para a fase presencial, que aconteceu na semana 4 a 8 de fevereiro e apenas 3 são finalistas da categoria” comemora Daniel Costa Ramos, professor do de Engenharia Eletrônica e Telecomunicações, do Campus de Patos de Minas, que, mesmo informalmente, orienta e acompanha a equipe. Por esta fase a equipe receberá o valor de R$ 6.000,00 e segue para a próxima etapa que será premiada com uma viagem ao Vale do Silício nos EUA.

O produto

A equipe desenvolveu um aplicativo para smartphones – plantarmaisapp – com o objetivo de ajudar pequenos agricultores quanto ao manejo correto de pesticidas e também fornecer informações sobre o descarte correto das embalagens dos defensivos agrícolas. “Hoje nós temos 70% dos alimentos produzidos pela agricultura familiar e muitos desses pequenos agricultores não têm acesso ao crédito e às tecnologias e também não têm acesso à internet em suas propriedades. Por isso o aplicativo é 100% gratuito e off-line, para ser usado por esse público”, explica Victor Bell. Nas pesquisas, conta Bell, a equipe verificou que os aplicativos voltados para agricultura, disponíveis no mercado, destinam-se a engenheiros agrônomos, engenheiros florestais e a outros profissionais da área e “o nosso foi produzido especificamente para o produtor”. A próxima etapa é finalizar e validar o produto. “Agora vamos aprimorar o aplicativo e procurar possíveis usuários”, conclui Bell.

Para saber mais

www.instagram.com/plantarmaisapp/

www.institutonetclaroembratel.org.br/campus-mobile/

www.facebook.com/CampusMobile/?ref=br_rs www.facebook.com/institutonetclaroembratel/