Intercâmbio

Abertura do XV Fórum Brafitec 2019

Evento contou com participação de representantes de universidades brasileiras e francesas

Publicado em 06/06/2019 às 12:55 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:33

(Foto: Milton Santos)

Na noite desta quarta-feira, 5/6, no Center Convention, em Uberlândia, aconteceu a abertura do XV Fórum Brafitec. O evento, que é realizado pela primeira vez em uma cidade do interior do estado, reúne coordenadores do programa de intercâmbio na área de tecnologia entre alunos de universidades brasileiras e francesas para avaliarem o monitoramento dos projetos vigentes desenvolvidos por esses alunos, possíveis demandas e formação de novas parcerias entre pesquisadores.

Com a coordenação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) o fórum acontece até o dia 8/5. A diretora da Faculdade de Engenharia Mecânica da UFU (Femec), Elaine Gomes Assis, auxilia pesquisas desenvolvidas por docentes participantes do projeto. Ela explica que o Brafitec (Brasil France Ingénieur Technologie) é um projeto de governo, tanto brasileiro quanto francês, implantado na UFU desde 2003, no qual o objetivo é permitir aos dois países o fomento e aplicação de acordos de colaboração de pesquisa, intercâmbio de estudantes e professores nas diversas modalidades da engenharia e tecnologia.

O projeto possibilitou que alunos da UFU façam parte da graduação em escolas de engenharia em várias cidades da França, como Lyon, Besançon e Nice. Waldenor Moraes Filho, diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UFU, salienta que sediar o evento representa o esforço da universidade em construir, ao longo de 20 anos, relações com instituições de ensino francesas, dando visibilidade internacional à UFU. Esse evento “oferece oportunidade aos brasileiro e aos franceses envolvidos nos projetos Brafitec a conhecer a competência acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia e certamente uma oportunidade ímpar de nos inserirmos neste contexto internacional”, finaliza o diretor.

Palavras-chave: Brafitec Brafitec Uberlândia Brafitec 2019 Brafitec UFU