Fomento

UFU divulga primeiros projetos de cultura selecionados para 2020

Primeira chamada do Programa Institucional de Apoio à Cultura (Piac) contemplou 13 propostas que acontecerão nas cidades de Ituiutaba, Monte Carmelo, Patos de Minas e Uberlândia

Publicado em 03/02/2020 às 11:55 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:30

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) divulgaram, na última quarta-feira (29/01), o resultado da primeira chamada do Programa Institucional de Apoio à Cultura (Piac). Dentre os 39 projetos que foram inscritos, 13 obtiveram aprovação, sendo cinco do Piac-Servidor e oito do Piac-Estudantil. As propostas artístico-culturais da primeira convocatória serão executadas a partir de março de 2020.

O programa visa ao desenvolvimento de ações de arte e cultura coordenadas por estudantes, docentes e técnicos administrativos em todas as cidades onde a UFU possui sede: Ituiutaba, Monte Carmelo, Patos de Minas e Uberlândia. Todo o processo de seleção, execução e acompanhamento é de responsabilidade da Diretoria de Cultura (Dicult).

O principal objetivo do Piac é apoiar o desenvolvimento de ações artísticas e culturais que promovam o fortalecimento da cultura integrada ao ensino, à pesquisa e à extensão, de modo indissociável, ampliando a atuação da universidade pública com as transformações sociais e o fortalecimento da cidadania. Além disso, o programa busca viabilizar a igualdade de oportunidades e contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico dos estudantes envolvidos.

Na opinião do diretor de Cultura da UFU, professor Alexandre Molina, o Piac tem demonstrado ao longo dos anos a importância de uma ação estruturante de fomento para a área cultural no contexto universitário. “As pessoas que atuam na UFU, sejam elas estudantes ou servidoras, estão podendo exercer seu direito de acesso aos bens e aos meios de produção da cultura. Isso é de um valor inestimável para um processo de formação e atuação profissional”, frisa.

O diretor destaca também que o Piac, desde novembro de 2019, passou a ser um programa institucionalizado pela UFU, graças à aprovação da Resolução 13/2019 do Conselho de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (Consex). “A aprovação desta resolução no Consex garante a continuidade do programa, atravessando gestões, até que a comunidade universitária decida alterá-lo”, afirma Molina.

Professor do curso de Dança da UFU, Ricardo Alvarenga é coordenador da ação cultural “Dispositivos Coreográficos", um dos projetos contemplados na terceira chamada do Piac. Ele comenta a relevância deste fomento para a sua iniciativa: “O programa foi de grande importância para o nosso projeto no ano de 2019, visto que viabilizou a circulação do trabalho ‘Dispositivos Coreográficos’ nos campi da UFU, fora de Uberlândia, possibilitando apresentá-lo para a comunidade universitária de outras áreas de conhecimento, para alunos visitantes do ‘Vem Pra UFU’ e para comunidade em geral.”

Confira, na página da Proexc, matéria contendo a lista dos 13 projetos aprovados na primeira chamada do Piac 2020, bem como o cronograma para realização das ações.

Ilustração da proposta cultural 'Circuito EXU', um dos projetos contemplados pelo Programa Institucional de Apoio à Cultura no ano de 2019. (Foto: Cleber Couto/Mídia Ninja)

Palavras-chave: PIAC UFU cultura projetos ações fomento