Pular para o conteúdo principal
Cultura

Festa do Congado é cancelada em Ituiutaba

Tradição que já dura sete décadas, evento aconteceria neste mês; seminário promovido pela UFU segue mantido, mas terá realização na modalidade virtual

Publicado em 11/05/2020 às 13:37 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Todo terceiro domingo do mês de maio é marcado pelo soar dos tambores, na Praça Treze de Maio, que é o “palco” da Festa do Congado de Ituiutaba. O local abriga o monumento em homenagem à Zumbi dos Palmares e fica em frente à Igreja São Benedito.

Realizada há 70 anos, a tradicional Festa da Irmandade de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário reúne oito ternos e cerca de mil integrantes. Este ano, excepcionalmente, por conta da pandemia da Covid-19, a festa foi cancelada. “É um momento triste. Para a cidade, uma grande perda. Entendemos, porém, que é um momento de introspecção. Acredito que virá uma congada nova e os ternos estão sendo ressignificados”, descreve a professora Luciane Ribeiro Dias, do Campus Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Apesar de a festa ter sido cancelada, de acordo com Luciane, “a mobilização religiosa vai continuar, sendo que, neste momento doloroso, ela se dará por meio da realização de novenas e terços, em pequenos grupos familiares”.

 

Alento

A boa notícia é que o III Seminário da Congada, realizado desde 2012 e que antecede a festa, será mantido. O evento, promovido em parceria pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação para as Relações Étnico-raciais e Ações Afirmativas (Nepere) e pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Pontal (NEABi), desta vez ocorrerá na modalidade virtual. 

A atividade inicial do seminário será uma live, às 13 horas, na página do NEABi-Pontal no Facebook, com condução a cargo do terno de Congo Camisa Verde. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o próximo sábado, dia 16, via preenchimento de formulário on-line - clique na imagem abaixo.

 

 

De acordo com os organizadores, o seminário contará com debates sobre a congada, na perspectiva de que ela seja observada na implementação da Lei 10.639/03, que inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da presença da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Africana". A programação contempla dois módulos, entre os dias 17 de maio e 7 de junho. Para mais informações, acesse: https://www.nepereneabipontal.com.br/iii-seminario-da-congada.

 

Palavras-chave: Congado Ituiutaba Seminário Congado

A11y