Dia do Trabalho

Impacto do novo coronavírus no mercado de trabalho em debate

Estudo realizado pelo Cepes/UFU apresenta contexto da crise sanitária para a economia

Publicado em 01/05/2020 às 09:23 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:52

Desemprego no Brasil foi de 11,9% em 2019. (Foto: Canva)

O dia 1º de maio, historicamente dedicado aos trabalhadores, tem novos contornos em meio ao surgimento do novo coronavírus, causador da Covid-19. O momento é de reflexão e análise das consequências da crise sanitária para a economia. É neste contexto que se insere a pesquisa “O mercado de trabalho em tempos de Pandemia”, publicado pelo Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/UFU).

Algumas questões nortearam o estudo, realizado pelas economistas Alanna Santos de Oliveira e Ester William Ferreira. Em que medida a crise sanitária causada pelo novo coronavírus irá impactar o mercado de trabalho brasileiro? Qual o papel do Estado no mundo do trabalho e, especificamente, na geração de trabalho e renda para a população?

“É um texto para discussão que propõe uma análise dos efeitos econômicos da crise da Covid-19 para o mercado de trabalho e a população trabalhadora”, explica Alanna, uma das autoras.

Desemprego e Informalidade

A pesquisa apresenta o cenário econômico brasileiro que antecede a crise sanitária e que não podem ser desconsiderados. Em 2019, a taxa de desemprego de 11,9% e a informalidade alcançava 41,1% da população economicamente ativa brasileira. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram publicados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-C).

O cronograma das ações governamentais voltadas para a economia diante da crise causada pelo novo coronavírus também foi abordado neste trabalho do Cepes. “Essa análise leva em conta algumas das medidas propostas e adotadas pelo governo no enfrentamento desta crise”, comenta Alanna.

Linha do tempo - Novo Coronavírus e a Economia

O texto completo “O mercado de trabalho em tempos de Pandemia” está disponível na página institucional do Cepes

Palavras-chave: UFUContraOCorona Dia do Trabalho mercado de trabalho Novo Coronavírus COVID-19