DOAÇÃO

Centro da UFU produz e doa máscaras de acetato para Pronto Socorro de Municipal de Ituiutaba

Até o momento, 50 equipamentos foram produzidos utilizando apenas folhas de acetato e tiaras

Publicado em 05/06/2020 às 10:06 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:52

As máscaras foram confeccionadas em casa e doadas ao PSM de Ituiutaba. (Foto: Divulgação)

O Centro de Pesquisa, Documentação e Memória do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (Cepdomp/UFU) confeccionou e doou 50 equipamentos de proteção individual (EPIs) para o Pronto-Socorro Municipal de Ituiutaba (PSM), em maio. As máscaras de viseira (face shield) foram produzidas com folhas de acetato, material que o Cepdomp tem em estoque, e tiaras. A iniciativa contou com a colaboração de quatro estudantes do curso de História do Campus Pontal e da coordenadora do Centro, Dalva Oliveira.

O Cepdomp utiliza o acetato para a confecção de envelopes para a preservação de documentos, desacelerando o processo de deterioração. O acetato interrompe e estabiliza essa deterioração dos documentos, especialmente dos mais antigos, protegendo-os dos agentes deterioradores, como fungos, poeira, luz e umidade.

Dalva Oliveira explica que, desde que as atividades na UFU foram suspensas como forma de combate à pandemia da Covid-19, os trabalhos do Centro também foram interrompidos. “Tendo em vista as condições de trabalho dos profissionais de saúde durante a pandemia, que arriscam suas vidas ao dar assistência aos pacientes da Covid-19, muitos sem os EPIs adequados, a equipe do Cepdomp se colocou a pensar em como amenizar essa situação”, comenta. “A produção e doação de máscaras é nossa forma de contribuir durante esse momento”.

Para evitar aglomeração, o material foi distribuído entre os membros do  Cepdomp e o trabalho foi realizado em casa, em pouco menos de uma semana. Para produzir as máscaras, a equipe seguiu o passo a passo descrito no vídeo de uma professora do curso de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), que pode ser encontrado no YouTube.

A equipe só se reuniu para fazer a entrega do equipamento ao PSM de Ituiutaba. “Trata-se de um pequeno gesto diante da grande tragédia sanitária e política que o país enfrenta, mas é o que pudemos realizar nesse momento. Entretanto, continuamos alertas e dispostos a contribuir”, declara Oliveira.

A coordenadora do Cepdomp explica, também, que a equipe pretende produzir mais máscaras com viseira, pois ainda há acetato em estoque. Porém, o grupo está tendo dificuldade em encontrar tiaras em grande quantidade, material que é obtido com recursos próprios. “Assim que conseguirmos adquiri-las em maior quantidade faremos mais EPIs para doação, bem como a realização de outras ações que estejam ao nosso alcance”, afirma Oliveira.

Interessados em colaborar com a iniciativa podem entrar em contato com a coordenadora Dalva Oliveira, por meio do e-mail dalva.oliveira@ufu.br

Sobre o Cepdomp

O Centro de Pesquisa, Documentação e Memória do Pontal (Cepdomp) é uma entidade constituída com o objetivo de promover a preservação do patrimônio documental, referente à memória regional, e a construção do conhecimento sobre a história de Ituiutaba e região. O Centro articula a extensão, a pesquisa e o ensino. Projetado em 2007, o Cepdomp recebeu estrutura física em maio de 2010, no Campus Pontal da UFU, em Ituiutaba. Desde então, ele foi organizado e equipado com recursos provenientes de editais de extensão, garantindo recursos para materiais de consumo e a formação de estudantes mediante o pagamento de bolsas de extensão.

Palavras-chave: COVID-19 acetato máscara viseira Campus Pontal doação