Pular para o conteúdo principal
SAÚDE

Projeto de extensão da UFU atua no combate à Covid-19 nos asilos de Uberlândia

Prevenção através do método "Efeito Borboleta" será realizada com os idosos

Publicado em 17/06/2020 às 10:44 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Um dos objetivos do projeto é formalizar a parceria com os asilos situados em Uberlândia e com empresas que possam auxiliar nas ações (Arte: Reprodução)

A cidade de Uberlândia-MG já conta com 69 mortes causadas pelo novo coronavírus e já são 4.025 casos positivos de Covid-19, segundo boletim informativo municipal de 16/06. Diante do aumento de casos da doença, o Grupo de Estudos sobre Zoonoses (GEZ), vinculado à Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia (Famev/UFU), desenvolveu um projeto de extensão para divulgar informações e orientações a respeito de métodos de prevenção da doença. A iniciativa visa atender às demandas de 35 asilos da cidade e deve beneficiar mais de 500 idosos.

O projeto intitulado “Efeito borboleta aplicado a asilos de Uberlândia-MG no combate à Covid-19” utiliza o método de compreender as consequências que pequenos acontecimentos podem causar. Serão realizadas ações educativas e sociais para minimizar os efeitos do coronavírus nos idosos através de pequenas mudanças.

Roberta Torres de Melo é coordenadora do projeto e afirma que é necessário criar estratégias que reforcem a esperança. “Os idosos que residem nos lares convivem juntos e em maior número, o que contribuiria com a efetividade da medida socioeducativa, além de tornar esse grupo um foco ainda maior para o controle e prevenção da doença”, comenta.

 

Foram arrecadados 2.219 produtos de limpeza e higiene pessoal, máscaras e gêneros alimentícios provenientes de doações de 23 empresas (Foto: Reprodução)

Até o momento já foram produzidos e distribuídos dez materiais didáticos como vídeos e jogos interativos com orientações sobre  distanciamento social e higiene pessoal. Ainda será produzido um vídeo ressaltando a importância dos idosos para a sociedade e realizado o acompanhamento da saúde dessas pessoas. Melo reforça o contexto de atuação do médico veterinário na saúde humana e animal em estratégias multiprofissionais. "Considerando a origem zoonótica da Covid-19, a atuação do médico veterinário se faz indispensável na atenção primária, na prevenção da doença e promoção da saúde, por meio de ações sócio-educativas", reitera.

A partir do projeto, foi elaborado o artigo “Veterinary medicine and one health: socio-educational action applied to elderly people in the context of COVID-19” que se encontra em fase de avaliação por pares. Após instituição das ações propostas também serão feitas análises referentes aos índices da Covid-19 nos asilos. Os dados obtidos serão comparados aos números da Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia. O objetivo é mensurar a efetividade e a ocorrência do "Efeito Borboleta". Acompanhe o andamento das ações no Facebook e Instagram.

Palavras-chave: idosos Asilos de Uberlândia Efeito Borboleta GEZ Famev UFUContraOCorona

A11y