Saúde

Atlética do curso de Medicina da UFU incentiva prática de exercícios físicos na quarentena

Inicialmente voltado aos alunos, o 'Desafio Promoção de Saúde AAAMRD em Casa' tem novo projeto de lives no Instagram, com instrutores de atividade física, para a participação de toda a comunidade

Publicado em 17/07/2020 às 09:51 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Atlética Acadêmica do curso de Medicina da UFU foi separada do Diretório Acadêmico em 1999, passando a ter estatuto próprio e registro em cartório com CNPJ. (Arte: Divulgação)

A Associação Atlética Acadêmica Marcel Resende Davi (AAAMRD) é formada por alunos regularmente matriculados no curso de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e tem como objetivo promover o esporte na universidade. Durante o período de suspensão das atividades presenciais, devido à pandemia da Covid-19, foi elaborado um desafio virtual, respeitando as recomendações de isolamento social, para incentivar a prática de exercícios e a integração entre todos os integrantes da atlética.

O “Desafio Promoção de Saúde AAAMRD em Casa” terminou no primeiro domingo deste mês, após 11 semanas de participação de 112 alunos, divididos em 14 equipes de diferentes modalidades esportivas. O desafio foi desenvolvido visando a promover o bem-estar físico e mental entre os discentes do curso de Medicina da UFU. Devido à alta adesão, no momento está sendo desenvolvido um novo projeto, por meio de lives no Instagram para toda a comunidade.

Após cada treino, o participante poderia mandar foto ou vídeo compartilhando com os demais a atividade realizada e, em seguida, contabilizar seu ponto no desafio. (Foto: Arquivo da AAAMRD)

Juliana Kanaan Machado, presidente da AAAMRD, afirma que os focos estão na promoção da qualidade de vida, na diminuição do estresse e da ansiedade em tempos de crise social. “A manutenção do sistema imunológico e, a longo prazo, a prevenção de doenças crônicas e comorbidades a elas associadas são fatores de risco para o coronavírus”, informa.

Foi estipulado no desafio o máximo de cinco treinos por semana, sendo um treino por dia para cada participante. As três equipes que obtiveram maior média de treinos receberam uma premiação de R$ 200, R$ 100 e R$ 50, de acordo com a colocação. “A utilização da premiação esteve sob critério de cada equipe, podendo ser destinada à compra de materiais esportivos para o time ou à confecção de novos uniformes”, conta a presidente da atlética.

Equipe do vôlei feminino foi a vencedora do desafio, seguida pela natação feminino e masculino, e pelo futsal feminino. (Foto: Arquivo da AAAMRD)

Ao final do desafio, foi aplicado um questionário on-line para todos os participantes, visando a compreender os efeitos da ação promovida. Ao todo, 96 alunos participaram da pesquisa e as respostas indicaram que as metas foram atingidas. “Achei uma ideia sensacional. Foi o que me incentivou a fazer atividade física em casa”, escreveu um dos participantes no questionário.

A expectativa é expandir o desafio a toda a comunidade. Lives com instrutores de atividade física, previamente divulgadas, no Instagram serão veiculadas gratuitamente para todos interessados. É possível entrar em contato com a AAAMRD, para sanar eventuais dúvidas, via e-mail: atleticamedufu@yahoo.com.br.

Palavras-chave: AAAMRD desafio promoção de saúde AAAMRD em casa exercícios físicos Live UFUContraOCorona