PESQUISA

Femec faz levantamento de ferramentas digitais para ensino remoto

Estudo também lista equipamentos necessários para gravação e transmissão das atividades on-line aprovadas pelo Congrad

Publicado em 21/07/2020 às 16:02 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Além do levantamento, a comissão também criará um guia de boas práticas para o ensino remoto. (Imagem: Divulgação)

A Comissão de Apoio ao Ensino Remoto (Caer), criada no âmbito da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia (Femec/UFU), realizou, no primeiro semestre deste ano, um levantamento de ferramentas on-line e equipamentos de gravação e transmissão de atividades de ensino remoto. O estudo também buscou tutoriais que explicassem como utilizar os softwares e os equipamentos.

O coordenador da Caer, Fernando Lourenço, explica que a pesquisa foi feita tendo como base a lista dos 200 melhores softwares para aprender, disponíveis no site "Top Tools for Learning”. A comissão, que é composta por professores, alunos e técnicos da Femec, foi dividida em três grupos, cada um responsável por pesquisar diferentes tipos de ferramentas educacionais ou equipamentos tecnológicos com boa relação custo-benefício para serem utilizados no ensino remoto.

Dez professores, três técnicos e três estudantes da Faculdade de Engenharia Mecânica participam da Caer e realizaram o levantamento. (Imagem: Divulgação)

“Identificamos que a forma de ensinar não presencial carecia da experiência no uso de equipamentos e softwares tecnológicos pelos professores. A criação da Caer se deu nesse contexto, com o objetivo de pesquisar os melhores softwares disponíveis no mercado e que são utilizados por instituições de ensino”, relata Lourenço.

A comissão estipulou metas para o estudo, de acordo com o calendário previamente proposto pela UFU, antes de as Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais (AARE) serem aprovadas pelo Conselho de Graduação (Congrad). Além do levantamento, a Caer também tem buscado capacitar os seus membros, com base nos tutoriais listados no estudo, para criar um guia de boas práticas para o ensino remoto.

O resultado do levantamento realizado pela Caer pode ser acessado clicando aqui.

Sobre a Caer

A Comissão de Apoio ao Ensino Remoto (Caer) começou a atuar no início de maio de 2020, apesar de sua oficialização ter acontecido apenas em julho, por meio da Portaria Dirfemec Nº 23. O grupo realiza ações estratégicas e análise de cenários, acompanhando as decisões e implementações em instituições de ensino superior no país e no mundo.