Consulta Eleitoral

Portaria estabelece normas de divulgação das candidaturas para reitor e vice-reitor da UFU

Campanha começa neste domingo, 16/8, com a participação das três chapas inscritas

Publicado em 14/08/2020 às 21:46 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

A Comissão Especial para a Consulta Eleitoral Eletrônica e Remota da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) divulgou PORTARIA contendo as normas de divulgação das candidaturas da Consulta Eleitoral Eletrônica e Remota prévia, junto à Comunidade Universitária, visando à organização das listas tríplices para nomeações de reitor e vice-reitor da instituição para a gestão 2020/2024.

A portaria define as formas de divulgação das publicações em redes sociais, site institucional, gastos com publicações, locais permitidos para afixação de faixas e cartazes e tamanhos, além de estabelecer que, no caso destas peças publicitárias, a remoção seja de responsabilidade das chapas que as instalaram. O documento estipula, ainda, as normas dos debates com os candidatos, que deverão acontecer nos dias 1º e 15 de setembro (primeiro turno). Caso haja segundo turno, um terceiro debate será realizado no dia 22 de setembro. Sobre entrevistas e reportagens, a portaria determina tempo e formato permitidos.

De acordo com Carlos Eduardo Monteiro, presidente da comissão, “os critérios foram definidos conforme a situação atual da universidade no cenário da pandemia, limitando cartazes e faixas nos locais com circuito mais frequente de trabalho". Em relação às redes institucionais, Monteiro informa que tudo foi elaborado em constante diálogo com profissionais da Diretoria de Comunicação Social (Dirco) e da Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU) - que é responsável pela Rádio Universitária FM (107,5 MHz) e pela TV Universitária (TVU).

A campanha eleitoral começa neste domingo, dia 16, e prossegue até a data do pleito, que ocorrerá de forma eletrônica e remota, entre 10h e 23h59 do dia 17 de setembro. Em caso de necessidade de realização de segundo turno, sua data será 24 de setembro.

Três chapas* disputam a preferência de alunos, técnicos administrativos e docentes da UFU:

Chapa: uFUTURO

• Reitor: Dennys Garcia Xavier (Instituto de Filosofia)
  • Vice-reitora: Efigênia Aparecida Maciel de Freitas (Faculdade de Medicina)

Chapa: ComUnidade UFU

• Reitor: Helvecio Damis de Oliveira Cunha (Faculdade de Direito)
  • Vice-reitora: Marineia Crosara de Resende (Instituto de Psicologia)

Chapa: UFU para TODOS e TODAS

• Reitor: Valder Steffen Júnior (Faculdade de Engenharia Mecânica)
  • Vice-reitor: Carlos Henrique Martins da Silva (Faculdade de Medicina)

* Listadas por ordem alfabética dos nomes dos candidatos a reitor.

Palavras-chave: Portaria normas de divulgação Campanha Eleitoral 2020