Indicadores

UFU ingressa no ranking internacional de disciplinas e áreas da Revista Times Higher Education

Desempenho da Universidade Federal de Uberlândia nas várias áreas de conhecimento obteve reconhecimento em meio a 1.512 instituições de todo o mundo

Publicado em 28/10/2020 às 11:57 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

O Times Higher Education (THE) publicou nesta quarta-feira, 28/10, o ranking das universidades, por área do conhecimento. Trata-se de um ranking temático, por área do conhecimento, produzido anualmente, a partir dos dados coletados pelo THE World University Rankings.

Na publicação inglesa, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) aparece bem situada entre as 1.512 universidades avaliadas. Nesta edição, referente a 2021 e cobrindo dados coletados ao longo de 2019 e 2020, a UFU foi classificada em cinco áreas: Saúde Clínica e Pré-Clínica, ficando em "601+", dentre as 856 ranqueadas (41 brasileiras); Computação, na faixa "601-800+", dentre 827 ranqueadas (27 brasileiras); Engenharias, ficando na faixa "801-1000+", dentre 1.098 ranqueadas (39 brasileiras); Ciências da Vida, se posicionando em "801+", entre 895 ranqueadas (45 brasileiras); e Ciências Físicas, ficando em "1001+", entre 1.149 ranqueadas (39 brasileiras).

Para constar no ranking de disciplinas ou áreas, existem dois critérios fundamentais: índice de publicação e número de docentes por área. O ranking é refinado por meio do uso de cinco critérios complementares: qualidade de ensino, que envolve o ambiente de aprendizagem; qualidade da pesquisa, que compreende o volume, o investimento e a reputação; citações em artigos científicos, considerando a influência da pesquisa; projeção internacional, que envolve alunos e professores de outros países e troca de conhecimento com outras instituições (indústria e serviços).

À frente da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRII/UFU), o professor Waldenor Barros Moraes Filho explica que “esses  critérios têm subitens e pesos específicos para cada uma das áreas, mas, para que uma instituição faça parte deste ranking, é preciso ter publicado pelo menos 1.000 artigos científicos, nos últimos cinco anos”.

De acordo com ele, o THE Subjects avalia 11 áreas, seguindo uma categorização própria. "Para nós, ela, por vezes, coincide com o conceito de cursos como Psicologia, Direito, Educação, Ciências Sociais, Computação, Ciências Físicas e por agrupamentos temáticos de cursos e disciplinas afins como Engenharias e Tecnologias, Artes e Humanidades, Economia e Administração, Ciências da Vida, Saúde pré-clínica e clínica", compara o diretor.

Waldenor Barros Moraes Filho salienta que “o ingresso neste ranking possibilita mais visibilidade à universidade, tornando-a mais atrativa para estudantes e pesquisadores internacionais, bem como possibilitando a realização de acordos com outras universidades”. O gestor da DRII comenta também que “as áreas classificadas fazem parte do Programa Capes PRINT-UFU, o que fortalece ainda mais o reconhecimento desse universo científico de excelência, no contexto da UFU”.

Por fim, ele ressalta que a Reitoria nomeou uma comissão com o propósito específico de dar conta desse trabalho de mapeamento dos rankings e coleta e organização dos dados institucionais: "É um grupo que, há dois anos, se reúne semanalmente e conta com a dedicação de técnicos e docentes representantes de unidades administrativas e acadêmicas, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (Proplad) e da DRII. Estes resultados somente têm sido possíveis devido ao compromisso incansável dessa comissão."

Acesse os dados referentes à UFU

Veja, abaixo, o posicionamento da UFU, conforme as áreas de conhecimento em que foi ranqueada:

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.