Pular para o conteúdo principal
Leia Cientistas

Como a Filosofia de Espinosa pode nos ajudar a entender o negacionismo?

Mestrando escreve, na coluna Leia Cientistas, sobre o conceito de "ideia inadequada"

Publicado em 09/11/2020 às 14:32 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

 

Foto: Freepik

 

Uma quantidade considerável de pessoas nega os riscos de contágio pelo novo coronavírus, causador da Covid-19. Assim, não usam máscara e continuam com obrigações rotineiras, do dia a dia, porque acreditam em afirmações sobre a doença que não são verdadeiras.

É o caso de quem pensa que existe um exagero da mídia nas informações sobre a pandemia; que só as pessoas do grupo de risco devem fazer isolamento social; e que tantas pessoas contaminadas, inclusive idosos, conseguem se curar da doença, como se os casos de morte, inclusive a própria, acaso ocorresse, devessem ser tomados como fatalidades ou situações  que escapam ao controle. 

Mas, diante dessa realidade, como a Filosofia de Espinosa [filósofo racionalista holandês, que viveu de 1632 a 1677] pode nos ajudar a entender o negacionismo?

A resposta está ligada ao conceito de “ideia inadequada”, isto é, que não é consequência de uma compreensão intelectual, mas sim dos sentidos, da percepção habitual e confusa que se tem das situações da vida. É como enxergar o Sol e pensar que, por conseguir vê-lo totalmente, e não conseguir o mesmo com a Terra, o Sol seja menor que o planeta, sendo que, na verdade, só o astrônomo saberia dizer se esse sentido imediato é verdadeiro ou não.

Da mesma forma, se erra quando se acredita na impressão ou ideia sobre as consequências do contágio pelo coronavírus e não nos estudos científicos realizados e amplamente divulgados, inclusive pela mídia. Esse negacionismo da ciência seria uma ideia inadequada segundo a Filosofia de Espinosa. 

 

*Arthur Alves Almeida Soares de Melo é graduando e mestrando em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e advogado.

 

A seção "Leia Cientistas" reúne textos de divulgação científica escritos por pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). São produzidos por professores, técnicos e/ou estudantes de diferentes áreas do conhecimento. A publicação é feita pela Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU), mas os textos são de responsabilidade do(s) autor(es) e não representam, necessariamente, a opinião da UFU e/ou da Dirco. Quer enviar seu texto? Acesse: www.comunica.ufu.br/divulgacao. Se você já enviou o seu texto, aguarde que ele deve ser publicado nos próximos dias. 

Palavras-chave: Leia Cientistas filosofia Espinosa negacionismo

A11y