Consun aprova criação de curso de doutorado em Psicologia na UFU

Funcionamento começa após autorização da Capes

Publicado em 27/11/2020 às 17:59 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

O Conselho Universitário da Universidade Federal de Uberlândia (Consun/UFU) esteve reunido, de forma on-line, nesta sexta-feira (27/11). A quarta reunião extraordinária deste ano foi conduzida pelo presidente do Consun, o reitor Valder Steffen Júnior.

Foi aprovada a criação do curso de doutorado em Psicologia. Após apresentação do relator do processo, professor Ivan Marcos Ribeiro, de parecer favorável à criação, os conselheiros votaram: foram 88 votos a favor, um contrário e quatro abstenções. O início de funcionamento do curso de doutorado em Psicologia ocorrerá após autorização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Em outro item de pauta, foi feita a apresentação do conselheiro Hélio Carlos Miranda de Oliveira, referente ao pedido de vista que ele havia feito na reunião do dia 23/10. Oliveira apresentou parecer favorável ao recurso interposto pelo presidente da Associação dos Docentes da UFU, Benerval Pinheiro Santos, contra decisão do Conselho Diretor relativa à Resolução SEI nº 05/2018, que altera a Resolução nº 03/2017, do Conselho Diretor, que regulamenta a avaliação docente no que se refere à progressão, à promoção e à aceleração da promoção nas carreiras de magistérios superior e de ensino básico, técnico e tecnológico do pessoal docente via avaliação de desempenho e dá outras providências.

Com 71 votos favoráveis, 12 contrários e 18 abstenções, o Consun aprovou o pedido de diligência do relator do processo relativo à Resolução SEI nº 05/2018, Sérgio Ferreira de Paula Silva. Ficou decidido que os conselheiros Oliveira e Silva trabalharão juntos na formulação de um único documento sobre o tema, que será apresentado na próxima reunião do Consun.

Também foi aprovado o Regimento Interno da Faculdade de Engenharia Química, por 85 votos favoráveis, nenhum contrário e cinco abstenções. O relatório foi apresentado pelo conselheiro Dogmar Antônio de Souza Júnior.

Mais detalhes desta e de todas as reuniões dos conselhos superiores da UFU podem ser acessados na página de ATAS E RESOLUÇÕES.

Palavras-chave: Consun gestão Psicologia