Celebração

Curso de Ciências Biológicas da UFU festeja seu 'Jubileu de Ouro'

Formação de professores de Ciências e de Biologia em Uberlândia teve início há exatos 50 anos, quando o curso foi criado

Publicado em 12/11/2020 às 23:05 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Imagem comemorativa criada pela estudante Jackeline Martins

Na última segunda-feira (09/11), a graduação em Ciências Biológicas do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia (Inbio/UFU) completou 50 anos. De 1970, quando foi criado, até os dias atuais, o curso passou por diversas transformações visando à qualidade, como a valorização da pesquisa, por exemplo.

O curso realizou alterações do currículo que permitiram avançar nas propostas de formação do biólogo, como explica Gilvane Corrêa, técnica em assuntos educacionais e coordenadora do Centro de Documentação e Memória do Curso de Ciências Biológicas: “Não foram simples reações robóticas. Foram ações criativas, como: a proposição de carga horária do curso sempre superior à mínima postulada nas regulamentações da profissão; a valorização da pesquisa na formação de professores mesmo quando esta não era exigida; e a realização simultânea de mudanças curriculares tanto para a licenciatura quanto para o bacharelado, demonstrando o quão reciprocamente é conectada a formação do bacharel à do licenciado.”

As alterações curriculares, acrescenta Corrêa, foram feitas para atender às diretrizes externas objetivando a formação de qualidade de professores e bacharéis em Ciências Biológicas. “O sucesso do curso, porém, se deve às deliberações internas feitas pelo conjunto de estudantes, técnicos e docentes, o que nos conferiu identidade formativa reconhecida dentro e fora da universidade”, observa.

Autorização de funcionamento do curso aprovada pelo Conselho Universitário e assinado pelo reitor Domingues Pimentel de Ulhôa

Comemoração

A coordenadora do curso, docente Vanessa Stefani Sul Moreira, que é egressa da graduação, do doutorado e o do pós-doutorado, destaca que, para o Jubileu, estava sendo organizada “uma grande comemoração”. A preparação começou no início de março, mas, com a pandemia, está sendo aguardado o momento propício para que as festividades possam ocorrer de maneira segura. “A comemoração vai acontecer, mas no momento apropriado”, ressalta.

Moreira comenta, ainda, que os preparativos para celebrar o Jubileu de Ouro contam com a participação de egressos, servidores ativos e aposentados e com as quatro agremiações estudantis do curso: a Associação Atlética Acadêmica (organização estudantil que tem como objetivo promover o esporte e a integração entre os estudantes), o Programa de Educação Tutorial (PET), a empresa júnior MinasBio Consultoria Ambiental e o Diretório Acadêmico Charles Darwin.

Estrutura

Atualmente, somente no Instituto de Biologia o curso de Ciências Biológicas utiliza quatro laboratórios de ensino e 17 de pesquisa para ofertar à comunidade as suas três opções de cursos: Bacharelado e Licenciatura integral e Licenciatura noturno. Estes cursos colecionam reconhecimentos científicos e sociais, com registros na mídia e nas avaliações externas, como por exemplo, a obtenção do CONCEITO MÁXIMO DO “GUIA DA FACULDADE” 2020 (uma parceria do jornal Estadão com a Quero Educação).

“Espera-se que, nos próximos 50 anos, o curso e o instituto continuem servindo ao público e sigam lutando contra as injustiças e atrocidades que assolam o nosso país e, sobretudo, o nosso local de trabalho: a universidade pública. Parabenizamos todos e todas que se formaram e que se formarão no curso, bem como aos docentes e técnicos administrativos e laboratoristas do Instituto de Biologia e da UFU”, expressa Gilvane Corrêa.

Palavras-chave: Comemoração 50 anos Ciências Biológicas cinquentenário jubileu