Ciência

Dissertação da UFU sobre empoderamento feminino ganha 1º lugar em Prêmio de Economia

Pesquisa analisou aspectos econômicos e comportamentais de mulheres beneficiárias do Bolsa Família

Publicado em 09/11/2020 às 18:09 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Maria Carolina Couto (ao centro, de óculos) na banca de defesa de seu mestrado, em 17/02/2020, antes do período de distanciamento social preventivo à Covid-19. (Foto: arquivo da pesquisadora)

O estudo da mestre em Economia, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Maria Carolina Couto venceu a categoria Dissertação de Mestrado do 24° PRÊMIO BANCO DO NORDESTE DE ECONOMIA REGIONAL. Intitulada "EMPODERAMENTO FEMININO E POLÍTICAS DE TRANSFERÊNCIA CONDICIONAL DE RENDA: UMA AVALIAÇÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA", a pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE/UFU).

A premiação analisou dissertações do país inteiro e ofereceu prêmios em dinheiro para os três melhores colocados. “O Prêmio tem como objetivo estimular a pesquisa na área da ciência econômica, a partir da perspectiva do desenvolvimento do Nordeste,  abordando questões essenciais para solução de problemas e desafios da região”, afirma a professora Ana Paula Avellar, coordenadora do PPGE.

A proposta da dissertação vencedora foi analisar a atuação do programa Bolsa Família como facilitador do processo de empoderamento das mulheres participantes do programa. A partir da análise de dois índices construídos para a pesquisa, o Índice Econômico e Doméstico e o Índice de Percepção quanto ao Consenso em uma Relação Sexual,  foi possível examinar se o programa teve algum impacto nessas dimensões.

Os resultados indicaram um efeito positivo do Bolsa Família sobre a probabilidade de aumento do nível de empoderamento de beneficiárias do programa. A pesquisa salienta que essa melhora não ocorre de forma indiscriminada, apenas para aquelas que já possuem maior nível de influência na tomada de decisões no ambiente familiar.

Orientada pelo professor Carlos Saiani e com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Maria Carolina Couto relata a importância de abordar temas como esse na área da economia: “Uma dissertação sobre empoderamento feminino receber um reconhecimento tão importante quanto o Prêmio Banco Nordeste de Economia Regional é fundamental para colocar esse tema em evidência, podendo incentivar e despertar a vontade em outros pesquisadoras e pesquisadores de também investigar e contribuir com novas análises nesta temática.”

Palavras-chave: Economia Mestrado Empoderamento Feminino Prêmio