Celebração

UFU realiza primeira formatura remota

Mais de 200 formandos participaram on-line da cerimônia de conclusão de curso

Publicado em 13/11/2020 às 21:26 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

(Foto: Alexandre Santos Costa)

Telas, wi-fi, baterias carregadas e softwares. E quem diria que participaríamos de uma colação de grau de chinelos, sentados em casa?! Assim aconteceu a Solenidade Oficial de Conclusão de Curso e Encerramento do 1º Período Especial de 2020 da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A cerimônia foi transmitida no Canal da UFU no YouTube no dia 12 de novembro. Neste novo formato, produzido pela Comissão Permanente de Colação de Grau (CPCG), o evento é, de acordo com a comissão, também uma prestação de contas à sociedade brasileira que mantém a universidade com seus impostos.

Os 237 formandos dos campi de Uberlândia, Monte Carmelo, Ituiutaba e Patos de Minas estiveram remotamente no evento em quatro salas de videoconferência diferentes e  pelo streaming  puderam conferir a abertura da solenidade com a cantora "Duda in the Sky". O que não mudou, mesmo com a pandemia e com o formato on-line de cerimônia de conclusão de curso, foram as mensagens e a vontade de partilhar esse momento que aconteceu pelo chat, em que os convidados, familiares e amigos puderam interagir e parabenizar os formandos.

Também participaram, compondo a mesa diretiva, o reitor Valder Steffen Júnior, o chefe de Gabinete Clésio Lourenço Xavier, a pró-reitora de Assuntos Estudantis Elaine Saraiva Calderari, o pró-reitor de Eextensão e Cultura Hélder Eterno da Silveira, o pró-reitor de Gestão de Pessoas Márcio Magno Costa, o pró-reitor de Planejamento e Administração Darizon Alves de Andrade, o prefeito universitário João Jorge Damasceno, o diretor de Ensino Guilherme Saramago de Oliveira e o pró-reitor de Graduação Armindo Quilicci Neto.

Valder Steffen Júnior, em seu discurso de encerramento, salientou a importância da ciência. Destacou que os formandos de todos os cursos têm suas profissões baseadas na ciência física, matemática, sociais, da saúde, das artes... Disse de sua importância para que possamos vencer a pandemia e elucidou: “A ciência não nos oferece a verdade absoluta, mas a verdade no momento histórico da experiência humana neste pequeno planeta azul que se desloca executando diferentes movimentos por um universo talvez infinito. Mas é a verdade para esse momento. E a ciência nos permite encontrar caminhos seguros e é o que a universidade tem para oferecer.”

>>> Clique e assista à cerimônia!

Palavras-chave: formatura ufu 2020 colação de grau ufu 2020 formatura remota ufu formatura online