Prorrogado o período de inscrições para auxílio emergencial de inclusão digital

Edital contempla estudantes da graduação, pós-graduação stricto sensu e da Estes; inscrições ficam abertas até 22/02

Publicado em 09/02/2021 às 11:28 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:26

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), divulgou edital para o processo seletivo de concessão de auxílio emergencial de inclusão digital. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas até o próximo dia 17 de fevereiro, por meio do endereço eletrônico.

Podem participar estudantes em vulnerabilidade econômica, regularmente matriculados em 2021 nas atividades acadêmicas remotas na instituição. O edital contempla estudantes da  graduação, pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) e da Escola Técnica de Saúde (Estes/UFU), durante a vigência do ensino remoto, em caráter emergencial, conforme condições, orientações e procedimentos dispostos no dicumento. De acordo com Elaine Calderari, pró-reitora de Assistência Estudantil, a seleção dos estudantes é feita via análise de renda, por meio dos documentos comprobatórios.

Fique atento!

Os candidatos deste edital não podem ter recebido auxílio de inclusão digital de mesma natureza. Além disso, é obrigatório: possuir renda do núcleo familiar per capita atualizada de até um e meio salário mínimo nacional vigente, ou seja, R$ 1.650,00 (um mil e seiscentos e cinquenta reais); ter ciência que deverá habitar em localidade com acesso à infraestrutura tecnológica de internet, com disponibilidade de pacote de dados de internet móvel ou fixa, para uso pessoal, nas Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais da UFU ou do Período Letivo Suplementar Excepcional da pós-graduação da UFU.

Serão ofertadas as seguintes modalidades de auxílio: internet móvel, tablet, internet fixa, computador. A pró-reitora explica que cada estudante tem direito a um benefício de internet e um de equipamento. "Ele escolhe qual a melhor opção para assistir às aulas: internet móvel e tablet ou internet fixa e notebook. O estudante pode, ainda, escolher apenas um dos benefícios”, esclarece. Ainda segundo a pró-reitora, o auxílio contribui com a democratização do acesso às tecnologias de informação para implementação do ensino remoto aos estudantes em vulnerabilidade econômica da UFU, como medida de enfrentamento à pandemia.

Os valores dos benefícios estão previstos no edital e, conforme Calderari, tiveram um reajuste em relação ao ano passado, “devido à oscilação do mercado e  aumento nos valores dos equipamentos. Para mais informações, basta enviar e-mail para duvidas-pid@proae.ufu.br. O edital é uma parceria da Proae, Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) e Estes. Mais informações em: http://www.proae.ufu.br/acontece/2021/02/auxilio-emergencial-de-inclusao-digital-ufu-2021

>>> Leia tembém

Palavras-chave: Edital Auxílio Emergencial 2021 Proae