Destaque

Dupla formada por estudantes da UFU e da UFRJ conquista o 2º Concurso Audiovisual da Andifes

Deivisson da Silva e Clara Martins produziram o vídeo vencedor da premiação da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior e vão receber R$ 3 mil

Publicado em 08/03/2021 às 10:59 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:26

Imagem: Reprodução/Canal Andifes

Deivisson da Silva, pós-graduando pelo Programa de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e Clara Martins, que é aluna da graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foram os vencedores do 2º Concurso Audiovisual da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Nesta edição da premiação, que teve como tema “A Cultura ao alcance de todos via Universidades Federais”, o objetivo era a produção de conteúdos audiovisuais que tinham como cerne narrativo a produção cultural das universidades para a sociedade.

O aluno da UFU conta que ficou sabendo do concurso graças a uma notícia publicada no portal Comunica UFU, no último mês de novembro. Apresentou a proposta para Martins, com quem já desenvolvia outros trabalhos, e os dois resolveram embarcar neste projeto. Devido ao contexto da pandemia, todos os encontros foram virtuais.

Os estudantes já manifestavam o desejo de trabalhar com audiovisual, mas esta foi a primeira experiência de ambos, sendo que chegaram a fazer uma oficina de roteiro on-line antes da elaboração do curta. "Já tínhamos a ideia de construir uma animação, por ser mais plausível no momento. Para o vídeo pensamos em um ônibus que vem de fora e desembarca na universidade, pois nas nossas conversas chegamos à conclusão de que a cultura não está apenas dentro, mas também fora destas instituições, sendo uma via de mão dupla. Então, o ônibus poderia ter esse significado; isto porque acontecem muitas situações dentro destes veículos e eles circulam tanto dentro quanto fora das universidades", relata Da Silva.

De acordo com Martins, foram feitos aproximadamente 100 frames - que é como é chamada cada imagem contínua na animação - para que se passasse a impressão de movimentos e o vídeo ficasse pronto. Além disso, ela e o parceiro de trabalho acabaram criando uma personagem com quem o público se identificasse: uma criança que entra no ônibus, passa por diversas atividades culturais e se deixa levar pelos sentimentos que a cultura dispersa, passando, assim, a sensação de que a cultura está em todos os lugares e nos transforma em todos os momentos. A garota, ao longo do vídeo, vai absorvendo tudo que olha, ao mesmo tempo em que vai se tornando adulta durante o trajeto no ônibus. Ao fim, ela desembarca na universidade, de onde sai graduada e como uma agente da cultura. O vídeo se encerra com um questionamento: "Onde você embarcaria?"

Ficou curioso(a)? A animação está disponível abaixo.

Palavras-chave: Concurso Andifes audiovisual cultura estudantes Arquitetura