TRANSPARÊNCIA

Divulgado o relatório final de acompanhamento e reprogramação das metas do Pide UFU 2020-2021

Documento produzido pela Pró-Reitoria de Planejamento e Administração está disponível para consulta

Publicado em 13/04/2021 às 12:42 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:26

A Pró-Reitoria de Planejamento e Administração da Universidade Federal de Uberlândia (Proplad/UFU), por intermédio da Divisão de Apoio ao Planejamento Institucional (Diap), vinculada à Diretoria de Planejamento (DIRPL), divulgou o relatório final de acompanhamento e reprogramação das metas do Plano Institucional de Desenvolvimento e Expansão (Pide) 2020-2021. Além de apresentar um contexto geral de atuação e metas e ações da universidade, para o período de 2016-2021, o Pide é pré-requisito para viabilização de novos recursos e investimentos para a UFU.

Esta edição do Pide apresenta os resultados alcançados em 2020 – considerado o contexto atípico do período –, as realizações do ano que não constavam do planejamento formal, o relatório completo de acompanhamento de 2020, o contexto orçamentário e a reprogramação para 2021.

Para o diretor de Planejamento da UFU, Odorico Coelho da Costa Neto, o Pide é, ao mesmo tempo, instrumento de gestão e desenvolvimento e de transparência externa da universidade. “Os mecanismos internos de controle adotados contribuíram para que cumpríssemos os nossos principais objetivos na graduação, pós-graduação, pesquisa e inovação tecnológica, extensão, cultura e assistência estudantil, dentro das limitações impostas pelo cenário nacional e mesmo internacional. Para a sociedade, e aqui incluindo os órgãos públicos de controle, é mais uma importante fonte de prestação de contas que a universidade disponibiliza, cumprindo com os princípios da transparência e a responsabilidade na aplicação de recursos públicos”.

Pide no contexto da pandemia

Ainda de acordo com Costa Neto, considerando o cenário determinado pela pandemia de Covid-19 e a Instrução Normativa 24/2020 do Ministério da Economia (ME), que dispõe sobre a elaboração, avaliação e revisão do Pide, foram incluídos nesta edição do documento o relatório com as principais ações da UFU para o enfrentamento da pandemia. “Diversas ações não previstas no Pide foram direcionadas para mitigar os problemas decorrentes da pandemia e preparar a comunidade acadêmica para um retorno seguro às atividades de ensino, pesquisa, extensão e administrativas. Foram desenvolvidas ações em todas as pró-reitorias, na Prefeitura Universitária e no Hospital de Clínicas, totalizando as principais ações Covid-19 o valor de R$ 13,28 milhões”, explica.

Ainda de acordo com o diretor de Planejamento, em virtude das atividades acadêmicas e administrativas, neste período ocorrerem, predominantemente, de forma remota, os recursos têm sido suficientes. “No entanto, no momento em que houver as condições propícias para o retorno normal das atividades, será necessário um aporte maior de recursos, o que nos preocupa, uma vez que o orçamento para 2021, que ainda se encontra em fase de aprovação, sinaliza uma redução de recursos”, adverte. O documento traz, ainda, o relatório que detalha o alinhamento entre as metas do Pide 2020 – 2021 e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

Investimentos

Diante das restrições orçamentárias e da necessária alocação de recursos para prevenção da disseminação da Covid-19, somados às despesas de manutenção das atividades, o orçamento para investimentos é fator de preocupação para os gestores. “Apesar da conversão de parte de recursos de custeio em capital, para atendimento às necessidades impostas pelo momento, ainda sim, continuaram insuficientes para a renovação ou mesmo a ampliação do parque tecnológico acadêmico e administrativo, como também para dar o prosseguimento adequado às obras em execução”, explica Costa Neto. Esses fatos, complementa o diretor, representam “uma interferência significativa na programação do Pide, determinando uma ampla revisão nas metas propostas, com reflexos diretos nas ações que suportam as atividades acadêmicas e administrativas da UFU”.

Todas as informações sobre o Pide podem ser consultadas no endereço http://www.proplad.ufu.br/pide.

E-mail: diapi@reito.ufu.br

Telefone: (34) 3239-4919