UFU inicia elaboração do Pide 2022-2027

Comissão Permanente de Desenvolvimento e Expansão já foi constituída para os trabalhos do novo Plano Institucional de Desenvolvimento e Expansão

Publicado em 20/04/2021 às 12:16 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:26

Neste ano a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) passará pela elaboração do seu próximo Plano Institucional de Desenvolvimento e Expansão, o Pide 2022-2027.  O documento atual está cumprindo o seu ciclo (2016-2021) e é chegado o momento de construir o que vai nortear a instituição pelos próximos seis anos.

Mas você sabe o que é o Pide? Trata-se de um documento que se define a missão da Universidade Federal de Uberlândia e as estratégias para atingir suas metas e objetivos, em determinado período, neste caso, de 2022 a 2027.

É a partir do Pide que é orientado o planejamento institucional, estabelecendo os rumos que a instituição deve seguir, permitindo uma avaliação contínua. “Trata-se de um documento essencial para a Instituição, [...] visando a manutenção, o aprimoramento, a aplicação responsável e eficaz dos recursos públicos para o cumprimento das nossas atividades de ensino, pesquisa, extensão, inovação tecnológica e cultura, em busca da integração com a sociedade,  em prol da melhoria da qualidade de vida das pessoas, por meio de ações que sejam socialmente, economicamente e ambientalmente sustentáveis, atendendo as atuais orientações dos órgãos governamentais e não governamentais”, ressalta, em nota - leia no rodapé desta matéria -, o reitor da UFU, professor  Valder Steffen Júnior.

A Diretoria de Planejamento (DIRPL) e a Divisão de Apoio ao Planejamento Institucional (Diapi) são responsáveis pela elaboração do Pide. O trabalho é coordenado pela Comissão Permanente de Desenvolvimento e Expansão (CPDE).

Mas, afinal, onde entra a comunidade acadêmica na elaboração do Pide? Na realidade, ela tem um papel muito importante, sendo corresponsável pelo documento. De acordo com o reitor da UFU, “a participação da nossa comunidade torna-se de fundamental importância na sua construção. Tivemos um período de avanço na forma de elaboração do nosso Pide atual, como também de avaliá-lo ao longo desses quase seis anos. Isto nos possibilita que agora tenhamos condições de dar continuidade aos seus aspectos positivos e propormos novas ações para aqueles que devem ser redirecionados para o melhor cumprimento de nossa missão”.

Steffen chama a atenção, ainda, para o momento que estamos atravessando, devido à pandemia; “o que nos obriga a desenvolver uma metodologia que possibilite o envolvimento necessário na sua construção, porém com o compromisso e a responsabilidade do cumprimento de prazos, para que seja possível aprová-lo no Conselho Universitário ainda neste ano”.

O reitor complementa a nota reforçando o convite. “(...)conclamo a nossa comunidade universitária para que se envolva nesta importante tarefa, visando construir o melhor documento possível, capaz de expressar, de forma democrática e harmônica, as nossas necessidades, com possíveis soluções para o aperfeiçoamento da gestão universitária, da implantação de novas práticas acadêmicas e pedagógicas, buscando a evolução da pesquisa e da inovação tecnológica, das ações extensionistas e de cultura, capazes de identificar nacional e internacionalmente a nossa UFU.”

Comissão Permanente de Desenvolvimento e Expansão

Para execução dos trabalhos, a Comissão Permanente de Desenvolvimento e Expansão (CPDE) foi constituída, por deliberação do Conselho Universitário, em março deste ano, e tem a seguinte constituição:

• Professor Darizon Alves de Andrade – pró-reitor de Planejamento e Administração – presidente;
  • Professor Odorico Coelho da Costa Neto – diretor de Planejamento;
  • Professor Armindo Quillici Neto – Instituto de Ciências Humanas do Pontal – relator;
  • Técnico administrativo Magson Gudiel Abadio dos Santos – Diretoria de Orçamento;
  • Discente Nicole Hage Ferreira – curso de graduação em Administração.

Entre as atribuições da Comissão Permanente de Desenvolvimento e Expansão (CPDE), estão: elaborar a proposta de Plano Institucional de Desenvolvimento e Expansão da UFU - Pide e submetê-la ao Consun; ouvir os conselhos Diretor, de Graduação, Pesquisa e Pós-Graduação e de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, no que for de suas competências, para propor o Pide; promover seminários e discussões e sua abrangência; acompanhar a execução; e revisar, anualmente.

Para a construção do Pide, na proposta de trabalho, estão previstas as seguintes etapas:

Seguem, abaixo, a nota na íntegra do reitor da UFU e, ainda, a portaria que nomeia a Comissão Permanente de Desenvolvimento e Expansão.

/sites/comunica.ufu.br/files/conteudo/noticia/anexo_nota_reitor.pdf

/sites/comunica.ufu.br/files/conteudo/noticia/anexo_portaria_de_pessoal_2682353_sei_ufu_2670431_portaria_cpde.pdf

Palavras-chave: Pide 2022 2027 planejamento UFU

Conteúdo relacionado