Hospital de Clínicas

Atendimentos psicológicos ajudam profissionais do HC-UFU durante a pandemia

Projetos são em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia

Publicado em 19/05/2021 às 14:26 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

Imagem: freepik.com

“A rotina ficou mais pesada. Trabalhar com esta carga de medo é muito estressante. Estamos expostos ao medo de pegar o vírus, de levá-lo para os nossos familiares; enfim, estamos com medo de perder a própria vida”. Relatos como este, da enfermeira Fernanda de Oliveira Coelho Castilho, do Setor de Oncologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU/Ebserh), são constantes nas unidades de saúde.

Desde o início da pandemia os profissionais estão lidando com uma realidade que tem colocado à prova a saúde emocional de muitos. Alguns projetos de apoio psicológico estão sendo realizados com as equipes do Hospital de Clínicas.

O Grupo de Acolhimento Psicossocial, desenvolvido em parceria com a Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (Dirqs/UFU), oferece um acolhimento humanizado aos profissionais. Os encontros são on-line, uma vez por semana, com aproximadamente uma hora de duração. “É um espaço de escuta empática, que promove reflexões e busca novos caminhos para lidar com o sofrimento emocional e estratégias de enfrentamento e autocuidado”, explica a coordenadora do projeto, Eminéa A. Vinhais Lima.

De acordo com a coordenadora e as terapeutas responsáveis pelos grupos, neste momento de pandemia os profissionais enfrentam emoções paradoxais. De um lado, o medo, o sofrimento com as mortes, a ansiedade, o estresse e até mesmo a depressão. Do outro, nota-se claramente o desejo de ser útil, de colaborar para o bem-estar e para a recuperação dos pacientes, num esforço conjunto de preservar vidas.

O grupo de acolhimento tem três turmas semanais, com 12 vagas cada. A prioridade é para os servidores que atuam na linha de frente de atendimento à Covid-19, porém o projeto atende também profissionais de outras áreas. Fernanda Castilho trabalha com a equipe de Cuidados Paliativos Oncológicos e lida diariamente com pacientes que são de risco para a Covid-19. Achou no grupo uma oportunidade de aliviar a sobrecarga de sentimentos.

“Para quem tem que dar acolhimento a todo momento, encontrar acolhimento  é um bálsamo, uma fonte de inspiração, de apoio e de renovação para a gente continuar na luta”, afirma.

Outro projeto disponível aos profissionais do HC-UFU é o Proteger-se. Coordenado pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae/UFU), em parceria com diversas unidades acadêmicas e administrativas, oferece atendimento terapêutico on-line gratuito para toda a comunidade da UFU.

A coordenadora das Unidades de Internação Clínica do HC-UFU, Iolanda Braga, participa dos dois projetos. No grupo de acolhimento ela se reúne com os coordenadores de outras áreas; e no Proteger-se buscou um atendimento terapêutico on-line individual. “No início da pandemia procurei o atendimento individual para lidar com minhas emoções e tentar gerir da melhor maneira possível os conflitos emocionais das equipes”, conta.

Para participar do Grupo de Acolhimento Psicossocial, o profissional deve solicitar informações ao coordenador da sua unidade de trabalho. Os interessados em receber atendimento da equipe do Proteger-se podem acessar a plataforma Conferênciaweb, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Palavras-chave: Hospital de Clínicas apoio psicológico pandemia COVID-19