Economia

Seguindo tendência nacional, Uberlândia completa 11 meses sem registrar deflação

Mês de abril ficou marcado pela alta dos produtos farmacêuticos; soma dos últimos 12 meses apresenta índice inflacionário de 7,75%, segundo levantamento do IPC-Cepes

Publicado em 18/05/2021 às 12:35 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

IPC-Cepes é calculado desde 1979 e em 2020 sua divulgação passou a ocorrer por meio do YouTube, em virtude da pandemia de Covid-19. (Arte: Cepes/Divulgação)

O Centro de Pesquisas Econômico-Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/UFU), vinculado ao Instituto de Economia e Relações Internacionais (IERI), tornou públicos nesta segunda-feira (17/05) os dados da Pesquisa Mensal de Preços na cidade de Uberlândia. As divulgações dos Boletins do Índice de Preços ao Consumidor (IPC-Cepes) e da Cesta Básica de Alimentos (CBA) têm o objetivo de analisar a dinâmica econômica local, a partir da variação mensal dos preços praticados em produtos e serviços, que refletem o gasto de famílias com rendimento de um a cinco salários mínimos.

No mês passado, o IPC-Cepes fechou com alta de 0,38%. Com isso, a variação acumulada no primeiro quadrimestre de 2021 chegou aos 2,08% e o acumulado nos últimos 12 meses foi de 7,75%. Quando comparado com os índices nacionais de inflação, para o mês de abril deste ano, Uberlândia apresenta a mesma taxa do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que também mede a variação do custo das famílias com renda mensal de um a cinco salários mínimos. Já em relação ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que avalia os gastos das famílias com renda mensal de um a 40 salários mínimos, a taxa do IPC-Cepes é 0,07% mais alta.

Índices demonstram que Uberlândia acompanha o ritmo nacional, visto que nos últimos 11 meses não é registrada deflação, ou seja, uma variação negativa nos preços praticados. (Arte: Cepes/Divulgação)

Graciele Sousa é economista do Cepes e foi a responsável pela divulgação da pesquisa, realizada no Canal do YouTube do IERI - confira no vídeo, no rodapé desta matéria. Ela afirmou que a alta ocorrida no último mês foi ocasionada, em grande parte, pela autorização para o reajuste anual dos preços dos medicamentos. “Esse resultado foi influenciado, principalmente, pelo comportamento do item produtos farmacêuticos”, explicou e aproveitou para salientar a variação de 5,06% dos produtos farmacêuticos que fazem parte do grupo “Saúde e cuidados pessoais”, em que foi registrado o maior aumento na pesquisa.

Enquanto em abril de 2020, dos nove grupos da análise, seis grupos registravam variação negativa, em abril deste ano aconteceu o contrário: seis grupos apresentaram uma variação positiva, ou seja, uma alta nos preços. Os grupos de “Educação”, “Comunicação” e “Transportes”, com as variações respectivas de -0,32%, -0,32% e -0,16% foram os únicos a apresentar um movimento de recuo nos preços, sendo que os itens “Frutas” (do grupo "Alimentação e bebidas") e “Jóias e bijuterias” (do grupo "Vestuário") foram os destaques, com quedas de 3,43% e 3,68%, na devida ordem. Abaixo, é possível conferir todos os índices de cada grupo analisado no IPC-Cepes.

Grupos 'Alimentação e bebidas', 'Habitação', 'Transportes' e 'Saúde e cuidados pessoais' representam 76,21% do peso para o cálculo do índice do IPC-Cepes e são os que mais influenciam nos resultados finais destes levantamentos. (Arte: Cepes/Divulgação)

Referente à pesquisa do gasto mensal da Cesta Básica, foi constatado que em abril de 2021 os uberlandenses precisaram desembolsar R$ 530,55 para adquirir os produtos (nas quantidades estipuladas) que compõem a CBA do Cepes. Após duas quedas consecutivas no mês de fevereiro e março, o valor para abril foi 0,58% superior, com um aumento de R$ 3,07 no valor final da cesta. Em abril de 2020, o valor da CBA era R$ 464,97 e no passar de um ano subiu em R$ 65,58.

Dos 13 bens que compõem a CBA, nove apresentaram aumento nos preços de março para abril deste ano. As maiores elevações foram verificadas na farinha de trigo (5,90%), no café (5,68%) e no tomate (5,23%). Por outro lado, os quatro produtos que tiveram redução nos preços foram: banana (-5,13%), feijão (-2,38%), pão (-0,35%) e açúcar (-0,06%). Na tabela abaixo, é possível identificar as participações de cada produto no total do gasto da CBA.

Valores para as pesquisas do Cepes são coletados mensalmente em mais de 500 informantes/estabelecimentos na cidade de Uberlândia, permitindo que a população uberlandense avalie seu poder de compra e realize um melhor planejamento de seus gastos. (Arte: Cepes/Divulgação)

O tempo médio de trabalho necessário, ao indivíduo que ganha salário mínimo, para adquirir os produtos da CBA, em abril de 2021, foi de 106 horas e sete minutos. Já a estimativa de Salário Mínimo Necessário (SMN) para uma família de quatro pessoas, na cidade de Uberlândia, também foi anunciada e ficou em R$ 4.457,19. O salário mínimo oficial (R$ 1.100,00) equivale a 24,68% do necessário, segundo a pesquisa, que avaliou o poder de compra no maior município do interior de Minas Gerais, durante o mês de abril.

O Cepes está localizado na sala 132 do Bloco IJ do Campus Santa Mônica. É possível entrar em contato pelo telefone (34) 3239-4527 ou pelo e-mail cepes@ufu.br. Todos os boletins já divulgados pelo Cepes, que desde 1979 realiza a produção mensal de pesquisas econômicas, podem ser acessados AQUI.

Palavras-chave: CEPES IERI Economia UFU Cesta Básica Uberlândia Índice de Preços Uberlândia Inflação abril 2021

Conteúdo relacionado