Congrad

Conselho de Graduação realiza reunião ordinária

Encontro foi na tarde desta sexta-feira, 20 de agosto

Publicado em 20/08/2021 às 18:08 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

Conselho aprovou retomada de atividades práticas laboratoriais presenciais dos estudantes de Medicina. (Foto: Marco Cavalcanti/arquivo)

Foi realizada de forma remota, nesta sexta-feira (20/08), a 9ª Reunião Ordinária do Conselho de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Congrad/UFU). Na abertura, o reitor da instituição, professor Valder Steffen Júnior, solicitou um minuto de silêncio, em respeito às vítimas da covid-19.

Um dos itens mais importantes da pauta tratou da solicitação do curso de graduação em Medicina da UFU para que possam ser retomadas as atividades práticas laboratoriais presenciais dos seus estudantes. O parecer foi aprovado com 58 votos favoráveis. Desta forma, os alunos poderão retomar as atividades práticas no semestre letivo 2021/1, que começa no dia 6 de setembro e termina em 23 de dezembro. A resolução deve ser publicada na próxima semana.

O relator do processo, professor Hugo de Souza Rodrigues, do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (Icenp), levou em consideração, em seu parecer, diversos pontos favoráveis; entre eles: a impossibilidade dos estudantes, principalmente dos últimos períodos, desenvolverem atividades práticas, de forma  remota; o fato de já estarem respaldados por calendários acadêmicos especiais e estarem desenvolvendo atividades práticas presenciais no Hospital de Clínicas da UFU. O professor apontou, ainda, que o curso de Medicina já ofereceu a estes alunos as atividades acadêmicas teóricas, de acordo com o calendário especial. Além disso, o Comitê de Monitoramento da Covid da UFU deu parecer favorável para retomada  das atividades práticas laboratoriais presenciais , desde que estejam sujeitas à implementação do Protocolo Interno de Biossegurança,  elaborado pela Faculdade de Medicina (Famed). Outro fator que sugere o retorno diz respeito à vacinação contra a covid.

Antes de ser aprovada no Congrad hoje, a solicitação fez um longo percurso. De acordo com o professor Hugo Rodrigues, “se iniciou pelo pedido do curso de graduação em Medicina, caminhando pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE), Colegiado, Comitê Covid19-UFU, Faculdade de Medicina, Conselho da Faculdade de Medicina e, por fim, o Congrad.

A solicitação vai atender aos estudantes do curso de Medicina, de todos os períodos, “enfatizando que a aprovação foi para a liberação de espaços físicos para realização presencial apenas de aulas práticas laboratoriais, sendo observada a situação da vacinação”, explica Rodrigues. Vale ressaltar que, dos 106 estudantes de Medicina que estariam aptos a voltar às atividades práticas laboratoriais presenciais, 98 já foram imunizados.

Conforme Rodrigues, a solicitação envolve “laboratórios dos espaços físicos de competência da UFU e, no caso dos espaços exclusivos do HC-UFU, ainda faltam as anuências da Gerência de Ensino e Pesquisa do hospital e do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 do HC-UFU, que devem estar sendo solicitadas e regularizadas pela coordenação da Medicina e Famed, junto à gestão daquela unidade de saúde", destacou o relator.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Medicina Congrad