Pular para o conteúdo principal
Capacitação

Inscrições para novas turmas do Espaço 4.0 estão abertas até esta sexta-feira (17/09)

Em outubro, serão formadas turmas de três cursos deste projeto, relacionado à Inovação, Tecnologia e Indústria 4.0

Publicado em 13/09/2021 às 09:40 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

O Espaço 4.0 é um ambiente de inovação e tecnologia, desenvolvido na Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (Fagen/UFU), em parceria com a Secretaria Nacional da Juventude (SNJ). Coordenado pela professora Vérica Freitas, o projeto tem como objetivo promover também a capacitação profissional e inclusão digital de jovens. Por isso, a proposta é ofertar cursos relacionados à Inovação, Tecnologia e Indústria 4.0, sem custos para o participante. “Em outubro, será formada a nossa terceira turma. Temos tido uma resposta muito positiva, com alto número de inscritos para todos os cursos, demonstrando a importância de trazermos conceitos, princípios, ferramentas e técnicas alinhados à prática das organizações em Inovação e Tecnologia no formato de cursos para jovens”, relata a coordenadora.

Serão ofertados três cursos, com as seguintes temáticas: "Indústria 4.0: Conceitos, Princípios e Pilares", tratando dos conceitos e tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0; "Foco no Cliente e Customização na Indústria 4.0", abordando as questões que relacionam mercado e a Indústria 4.0, como segmentação, customização e a transformação digital no relacionamento com os clientes; e "Inteligência Artificial: Contemporaneidades e Gestão", analisando diferentes aspectos relacionados à IA, como técnicos, de gestão e éticos.

O programa de formação profissional complementar é destinado a jovens de 15 a 29 anos. Os participantes que cumprirem os critérios requeridos para aprovação no curso, incluindo a frequência mínima de 75%, receberão certificado de conclusão, que será emitido via Sistema de Informação de Extensão (Siex), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU).

Imagem: Divulgação

 

Turmas de outubro

As inscrições para os cursos ofertados em outubro já estão abertas. Eles serão realizadas de forma remota, com aulas síncronas. Para se inscrever, é preciso preencher um formulário on-line, que encontra-se disponível AQUI.

Confira, abaixo, as principais informações dos cursos que serão ministrados pelo Espaço 4.0 no próximo mês.

 

>>> Curso Indústria 4.0: Conceitos, Princípios e Pilares

  • Período de realização: 28/09 a 26/10, das 14h às 17h40 - sempre às terças-feiras;
  • Carga horária: 16 horas;
  • Vagas: 24 (vinte e quatro) + lista de espera;
  • Informações gerais: este curso será ministrado pelo professor Cristiano Henrique Antonelli da Veiga, doutor em Educação nas Ciências, área de concentração: Administração, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí - 2013); mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM - 2004); formação pós-universitária Lean Management em Portugal (2019); especialista em Administração da Produção (2002) e graduação em Administração pela Faculdade Três de Maio (Setrem - 1999). Formação técnica em Segurança do Trabalho e Técnico em Mecânica Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, é professor adjunto da área de Fagen/UFU. Atua nas áreas de Administração da Produção e Operações, Comércio Exterior e pesquisa na área de ensino da Administração;
  • Principais tópicos: "Conceitos, princípios e pilares da Indústria 4.0"; "Tecnologias habilitadoras que suportam a manufatura apoiada na Indústria 4.0"; e "Perfil e as habilidades do profissional da Indústria 4.0".

 

>>> Foco no Cliente e Customização na Indústria 4.0

  • Período de realização: 07 a 28/10, das 14h às 17h40 - sempre às quintas-feiras;
  • Carga horária: 16 horas;
  • Vagas: 24 (vinte e quatro) + lista de espera;
  • Informações gerais: este curso será ministrado pela professora Verônica Angélica Freitas de Paula, professora visitante na University of Lincoln, Reino Unido; pós-doutora pelo Departamento de Marketing e Supply Chain da University of Tennessee, nos Estados Unidos, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Ela também é professora associada da Fagen/UFU; atua na graduação, pós-graduação lato sensu (MBA) e nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Administração (mestrado e doutorado acadêmico) e em Gestão Organizacional (profissional). Advogada e administradora, possui graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (USP - 2001) e em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp - 1999); possui mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (USP - 2003) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - 2008), com doutorado sanduíche (PDEE/CAPES) na Harper Adams University, na Inglaterra. Coordenadora do International Office da Fagen/UFU; tem experiência profissional de mais de 10 anos como gestora na iniciativa privada e experiência de pesquisa nas áreas de Administração, Engenharia de Produção e Direito, atuando principalmente nos temas: gestão de marcas, marcas próprias, gestão da cadeia de suprimentos, inovação e novas tecnologias, novos mercados, negociação, visão sistêmica, conflitos e contratos. Áreas de pesquisa ou interesse: Gestão de Marcas, Supply Chain Management, Inovação e Mercados;
  • Principais tópicos: "Mercados e a Indústria 4.0"; "Segmentos e nichos de mercado e a Indústria 4.0"; "Customização; A Voz do Cliente"; e "Tecnologia e a transformação digital no relacionamento com os clientes".

>>> Inteligência Artificial: Contemporaneidades e Gestão

  • Período de realização: 28/09 a 26/10, das 14h às 17h40 - sempre às terças-feiras;
  • Carga horária: 16 horas;
  • Vagas: 24 (vinte e quatro) + lista de espera;
  • Informações gerais: este curso será ministrado pela professora Carla Bonato Marcolin, doutora em Administração (Linha Pesquisa Operacional); mestre em Administração (Linha Gestão de Sistemas e TI) pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui especialização em Finanças pela mesma instituição, e graduação em Administração pela PUC-RS. Atualmente, é professora da Fagen/UFU. Possui experiência em gestão de equipes técnicas (Gerência Assistência Técnica) e gestão de projetos (Implementação de sistemas); trabalhou com análise e desenvolvimento de sistemas personalizados para pequenas e médias empresas (PMEs) e com gestão de contratos com órgãos públicos. Possui experiência em gestão de processos e familiaridade com Business Process Model and Notation (BPMN);
  • Principais tópicos: "Inteligência Artificial (IA)"; "Inteligência Artificial na sociedade"; "Questões éticas e contemporâneas da IA"; "Aspectos técnicos e de gestão da IA".

Imagem: Divulgação

 

O edital completo está disponível em: http://www.editais.ufu.br/node/5325.

Para mais informações sobre o Espaço 4.0 na UFU, acesse sua página no Instagram.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Espaço4.0 tecnologia inovação indústria Fagen SNJ SIEX UFU

A11y