Conselho da UFU aprova Calendário Acadêmico da pós-graduação para 2022

Reunião aconteceu de forma remota, na tarde desta quarta-feira (20/10)

Publicado em 20/10/2021 às 17:07 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

Em 2022, as atividades acadêmicas da pós-graduação serão realizadas, inicialmente, de forma remota, podendo evoluir para a forma híbrida ou presencial. (Foto: Marco Cavalcanti)

O Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Conpep/UFU) aprovou, dentre suas deliberações desta quarta-feira (20/10), a minuta de resolução do Calendário Acadêmico da pós-graduação para o ano de 2022.

Conforme o documento, que foi aprovado por unanimidade, o início do primeiro semestre letivo da pós-graduação será no dia 14 de março e o término, em 16 de julho de 2022. Já o segundo semestre letivo terá início em 10 de agosto e término em 17 de dezembro.

Devido à pandemia de covid-19, as atividades acadêmicas da pós-graduação serão realizadas, inicialmente, de forma remota, podendo evoluir para a forma híbrida ou presencial, desde que haja segurança epidemiológica.

De acordo com a minuta, na transição das atividades acadêmicas na forma remota para forma híbrida ou presencial, será assegurado um período mínimo de 30 dias. A evolução para as formas híbrida ou presencial deverá ser apreciada e deliberada pelo Conpep, precedida de consulta ao Comitê de Monitoramento da Covid-19 da UFU.

Porém, prevê o documento aprovado, caso não haja segurança epidemiológica, as atividades acadêmicas em desenvolvimento de forma híbrida ou presencial deverão voltar a ser realizadas de forma remota.

Na minuta de resolução os conselheiros também aprovaram um novo artigo: “Os cronogramas de desenvolvimento das atividades acadêmicas no âmbito dos Programas de Pós-Graduação serão formulados pelos docentes responsáveis e submetidos aos respectivos Colegiados, observado o calendário definitivo na presente Resolução”.

O Conpep também retomou as discussões sobre as normas gerais para a criação, organização, funcionamento, implementação, extinção e alterações relativas aos Programas de Pós-graduação stricto sensu, no âmbito da UFU. Essa pauta terá prosseguimento em uma próxima reunião.

Palavras-chave: Reunião Conpep Calendário 2022