Pular para o conteúdo principal
Pandemia

Servidores e estagiários da UFU retomam trabalho presencial a partir de 8 de novembro

Portaria com regras de retorno considera Protocolo de Biossegurança, avanço da vacinação e condições sanitárias e epidemiológicas em Uberlândia, Patos de Minas, Ituiutaba e Monte Carmelo

Publicado em 28/10/2021 às 08:12 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Portaria nº 837, publicada no Diário Oficial da União (DOU), de 22 de outubro de 2021, estabeleceu as regras para que os dirigentes das instituições vinculadas a ele convoquem seus servidores e estagiários para o retorno ao trabalho presencial a partir do início do mês de novembro de 2021. Com base neste documento, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) estabeleceu o retorno de seus servidores e empregados públicos às atividades presenciais, a partir do próximo dia 8 de novembro.

"O retorno, conforme estabelecido pela Portaria Reito nº 261, de 26 de Outubro de 2021, deverá ocorrer de forma gradual e segura e em observância às determinações exaradas na Instrução Normativa 90/2021 do Ministério da Economia, bem como às recomendações do Comitê de Monitoramento à Covid-19 no âmbito da UFU", explica o pró-reitor de Gestão de Pessoas, professor Márcio Magno Costa.

A portaria do MEC define, também, que fica mantido, em caráter excepcional e temporário, o regime de trabalho remoto para os servidores, empregados públicos e estagiários, no âmbito daquele ministério, que apresentem as condições ou fatores de risco descritos em seu Artigo 3º, incluindo pessoas acima de 60 anos, fumantes, cardiopatas, hipertensos, dentre outras condições ou fatores previstos, que devem ser notificados mediante autodeclaração. Estas regras não se aplicam aos servidores e estagiários que estejam lotados em unidades e atividades essenciais, no âmbito da UFU.

Ainda de acordo com o pró-reitor de Gestão de Pessoas, a portaria expedida pela universidade nesta semana estabelece todas as orientações para o retorno seguro, em conformidade com a Portaria nº 1.565, de 18 de junho de 2020, do Ministério da Saúde, bem como com o Protocolo de Biossegurança - Covid-19 da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que orienta os gestores acerca do retorno das atividades institucionais com garantia de segurança. “Além da determinação do Ministério da Economia para o retorno às atividades presenciais, foram observadas as condições sanitárias e epidemiológicas nas cidades de Uberlândia, Patos de Minas, Ituiutaba e Monte Carmelo, assim como o avanço da vacinação da população, o que propiciou a conclusão do esquema vacinal nos profissionais da educação”, finaliza Costa.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: trabalho presencial Trabalho remoto pandemia Progep UFU MEC

A11y