Extensão

Proexc recebe inscrições ao Prêmio Destaque de Atividades Extensionistas 'Paulo Freire'

No total, 14 iniciativas de produções serão premiadas; candidaturas podem ser realizadas até esta segunda-feira (13/12)

Publicado em 17/11/2021 às 11:39 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Proexc/UFU) anuncia o Edital nº 103/2021  do Prêmio Destaque de Atividades Extensionistas "Paulo Freire", que vai prestigiar 14 atividades de extensão registradas no Sistema de Informação de Extensão e Cultura (Siex), sendo sete com ano base de 2019 e o restante, de 2020, com a condição de serem uma por campus da universidade. O local e a data da cerimômia de entrega da certificação ainda vão ser definidos, mas as incrições estão abertas, com data de encerramento nesta segunda-feira, dia 13 de dezembro.

O objetivo da premiação é reconhecer as diversas iniciativas de produções extensionistas da comunidade acadêmica da UFU, como forma de promoção e incentivo de atividades de excelência em transformação social.

Arte: Proexc/Divulgação

Para concorrer, as atividades de extensão devem estar registradas no Siex, com cadastro realizado no ano base 2019 ou 2020, ter o período mínimo de execução de 6 meses e data de término até o dia 31 de dezembro de 2020. Além disso, é necessária a emissão do relatório final de execução devidamente finalizado e aprovado pela unidade, para as modalidades programa e projeto, e o seu pleiteante precisa ser o coordenador ou responsável pelo cadastro da atividade.

Não é permitida a participação de servidores lotados na Proexc ou atividades vinculadas aos seus programas institucionais, assim como estão impedidos os membros de comissões nomeadas para esse pleito.

Os interessados em receber o certificado de premiação assinado pelo reitor e pelo pró-reitor de Extensão e Cultura precisam passar por duas etapas de seleção. A primeira, com possibilidade de eliminação, consiste na análise documental para a validação da inscrição e avaliação do preenchimento do formulário anexo 1, de acordo com os itens do edital. Já a segunda etapa, de caráter classificatório, é composta pela análise, avaliação e parecer de mérito da atividade extensionista.

Todos os critérios de avaliação e classificação das atividades de extensão, resultados, recursos e o cronograma completos podem ser acessados no edital, que também está disponível na página da Proexc.

Palavras-chave: PROEXC Prêmio Paulo Freire atividade de extensão