Destaques nacionais

Estudantes da Eseba são premiados na Obmep

Em sua décima sexta edição, Olimpíada Brasileira de Matemática das Escola Públicas conferiu um total de 10 premiações - entre medalhas de prata, bronze e menções honrosas - a alunos da Escola de Educação Básica da UFU

Publicado em 04/02/2022 às 11:56 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

Dez alunos da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU) estão na lista de premiados da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escola Públicas (Obmep). A edição contou com a participação de 17,7 milhões de estudantes matriculados nos ensinos Fundamental e Médio em mais de 53 mil escolas - incluindo instituições públicas e particulares. As datas das cerimônias de premiação ainda estão sendo definidas.

Entre as premiações conquistadas pelos alunos da Eseba, há uma medalha de prata, duas de bronze e sete menções honrosas. Os premiados são: Camilla Rodrigues, Cauã Félix, Clara de Oliveira, Daniel Figueira, Eduarda Silva, Julia Araújo, Lara Goveia, Mariana Zuffi, Matheus Faria e Valentine Alves, que cursam entre o 6º e o 9º anos.

Cauã Félix recebeu uma medalha de prata no "Nível 2", disputada por alunos do 8º e do 9º anos do Ensino Fundamental. Ele já havia participado da Olimpíada outras duas vezes, tendo obtido menções honrosas em ambas. Perguntado sobre como foi a conquista de sua primeira medalha, afirma que não foi fácil: "Esta foi uma Obmep bem diferente pra mim. Com os estudos remotos, eu estava bastante inseguro de participar. Cheguei a conversar com meus pais discutindo sobre a questão de me inscrever ou não e, depois de uma dessas conversas, eu resolvi participar. Na minha opinião, essa pandemia atrapalhou uma parte dos meus estudos; então, esta Obmep foi, particularmente, mais difícil que as outras.”

Cauã Félix, medalhista de prata na 16ª edição da Obmep. (Foto: Fabiane Félix)

Apesar de considerar ter respondido de forma segura a maioria das questões da prova, Cauã admite que não esperava encontrar seu nome na lista dos medalhistas de prata da Obmep. Primeiro, procurou na lista dos premiados com o bronze. Depois de muito procurar e se desapontar por não ter encontrado seu nome naquela relação, partiu para a tabela de menções honrosas. O mesmo aconteceu. Por curiosidade, e desacreditado, foi conferir a lista dos medalhistas de prata. "Fiquei surpreso, além de muito feliz, com este resultado", revela.

Nesta edição da competição, serão distribuídas 575 medalhas de ouro, 1.725 de prata, 5.175 de bronze e 51.900 certificados de menção honrosa. Não somente estudantes são premiados, como também professores, escolas e Secretarias Municipais de Educação que se destacaram, devido ao bom desempenho de seus alunos. Vale ressaltar que a 16ª Obmep alcançou 5.561 municípios, o que corresponde a praticamente 99,84% do país - número recorde para o evento.

Tendo em vista todas as adversidades vividas no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE), causado pela pandemia da covid-19, os professores da área de Matemática da Eseba se dizem satisfeitos com o desempenho da escola nesta Obmep. É o que comenta Ederson Passos, ao relatar o seu trabalho e dos colegas, durante o período de preparação para essa prova: "Os docentes promoveram momentos extraturno, nos quais discutíamos as resoluções e formas de registros próprios da linguagem matemática com os classificados. Além disso, assim como para a Obmep, um dos nossos objetivos é a motivação, o incentivo dos nossos estudantes para o estudo da Matemática, buscando desmistificá-la.”

Agora, os alunos premiados serão convidados a participarem do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), como uma forma de incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. Eles vão passar a receber uma bolsa concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e ter acesso a encontros semanais, que serão remotos durante a pandemia, com a chance de se aprofundarem nos conhecimentos matemáticos. Terão acesso, ainda, a um fórum virtual elaborado pela Obmep e preparado para os diferentes níveis, a fim de que realizem tarefas complementares às aulas, com a ajuda de moderadores.

Tradição

A Obmep é um projeto nacional voltado às escolas públicas e privadas, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovido com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC). A competição foi criada em 2005, com o intuito de popularizar o ensino da Matemática entre os estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, além de servir para identificar possíveis talentos na área.

Desde o início da Olimpíada, a Eseba marca presença - tanto no "Nível 1" (para 6º e 7º anos do Ensino Fundamental), quanto no "Nível 2". A escola já coleciona diferentes premiações, com medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas das outras edições. Nas duas últimas participações, a instituição somou 27 alunos premiados, tanto no Nível 1 quanto no 2. Institucionalmente, os professores de Matemática da escola sempre promovem projetos de incentivo aos estudos da área de conhecimento e participação nas provas da Obmep. Tanto que, em 2019, o projeto se tornou uma ação extensionista, beneficiando estudantes de outras escolas públicas de Uberlândia.

Palavras-chave: Obmep Eseba UFU