Relam

Técnicas da UFU participam de treinamento sobre sequenciamento genético e vigilância genômica

Capacitação foi realizada na Fundação Ezequiel Dias

Publicado em 07/02/2022 às 17:23 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Com o treinamento, a Rede de Laboratórios consegue atender tanto as comunidades interna quanto externa à universidade. (Foto: Assessoria de Comunicação/Funed)

Entre os dias 24 e 28 de janeiro, Ana Cláudia Arantes Marquez Pajuaba e Juliana Silva Miranda, da Rede de Laboratórios Multiusuário (Relam), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Propp/UFU), participaram de um treinamento no Serviço de Virologia e Riquetsioses (SVR) da Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte.

O objetivo do treinamento foi a capacitação da equipe técnica da UFU no uso da plataforma Personal Genome Machine - Ion Torrent, para sequenciamento genético e vigilância genômica. Atualmente, dentro da Relam, existem dois equipamentos para sequenciamento de ácidos nucleicos e a Rede busca disponibilizá-los para o uso da comunidade, tanto interna, como pesquisadores e colaboradores, quanto externa, na forma de prestação de serviços.

O treinamento consistiu na capacitação dos protocolos de sequenciamento, interpretação dos resultados e análise de qualidade da gestão de processamento. “Essa capacitação foi muito importante, visto que a cidade de Uberlândia atende a uma alta complexidade de municípios, principalmente da região norte do Triângulo Mineiro, que engloba 18 cidades ao todo”, explica Pajuaba, coordenadora do Relam.

Equipamento Ion Torrent é projetado para permitir o rápido sequenciamento de DNA ou RNA. (Foto: Assessoria de Comunicação/Funed)

Ao estar capacitada a oferecer esse serviço, a Rede de Laboratórios contribui de forma efetiva na área de epidemiologia genômica de doenças como covid-19 e dengue, dentre outras em que são necessárias a análise de variantes. Com o treinamento, a universidade pode fazer novas colaborações, repasses de tecnologias e a disponibilização de protocolos importantes.

Ainda segundo Pajuaba, os próximos desafios serão realizar essas colaborações com outras instituições para viabilizar a aquisição de reagentes, kits e insumos necessários para os sequenciamentos.

A Relam está localizada no Bloco 6Z, Campus Umuarama, e é constituída por dois laboratórios multiusuários, um de Citometria de Fluxo e Microscopia Avançada e outro de Biologia Molecular e Celular. Saiba mais aqui.

Palavras-chave: rede; laboratório; multiusuário; relam.