Aplicativo reúne conteúdos produzidos no curso de Jornalismo da UFU

Proposta é divulgar produtos e serviços das atividades práticas dos estudantes desenvolvidas durante a graduação

Publicado em 20/04/2022 às 13:37 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

O aplicativo foi lançado no início de fevereiro deste ano. (Foto: Marco Cavalcanti)

Como formar jornalistas criativos, mas com visão crítica que, cada vez mais, a sociedade tanto necessita? São nas atividades práticas dos cursos de jornalismo que são aperfeiçoadas a reflexão e o senso crítico do jornalismo de qualidade.

No curso de graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), os futuros jornalistas passam por disciplinas que exigem que eles ponham a “mão na massa”. É o momento de mostrar para à comunidade a próxima geração do jornalismo.

Nessa preparação para o mercado de trabalho, os estudantes do 6º período criam projetos experimentais que tem como um dos objetivos o desenvolvimento da visão empreendedora. São produtos e serviços envolvendo a utilização de mídias impressas e eletrônicas e disponibilizadas para a sociedade.

Mas onde estão esses projetos desenvolvidos a cada semestre? Como conhecê-los? O que eles oferecem? Para responder a essas perguntas, Beatriz Evaristo, Guilherme Amaral, Josias Ribeiro e Priscila Faria ‒ todos graduandos em Jornalismo na UFU ‒ desenvolveram, como produto da disciplina Projeto Experimental (PEX 1 e 2), o aplicativo JornaUFU (disponível na Play Store).

“Desde o início, o grupo percebia essa problemática no nosso curso sobre a quantidade de sites que criamos e o fato dos links sempre se perderem. Como uma forma de valorizar esses projetos e facilitar o acesso a eles, o grupo entendeu que a criação de um app que agrupasse todos os projetos do curso seria de grande ajuda para os atuais e próximos estudantes, além de servir como um cartão de visita para outras pessoas fora do muro da UFU verem nossas produções”, conta Josias Ribeiro.

“A gente tem essa liberdade e recursos para criar muitos projetos, seja site, blog, [canal no] YouTube, podcast, enfim, temos todo o amparo da coordenação, da estrutura da UFU e das disciplinas. E aí não conseguimos centralizar tudo isso e acaba que a nossa divulgação fica muito restrita a uma bolha, ou de turmas, ou de grupos de amigos”, acrescenta Beatriz Evaristo.

O aplicativo foi lançado no início de fevereiro deste ano, mas começou a ser planejado desde setembro de 2021. A ideia de reunir os projetos para divulgação, no entanto, não é nova.  “Mas sempre foi voltada para sites, e a gente tentou trazer essa tecnologia para um aplicativo de fácil acesso”, afirma a graduanda.

A intenção é disseminar o produto não só para os estudantes de Jornalismo da UFU, mas também para outros universitários, para alunos do ensino médio e para pessoas da comunidade interessadas nos temas dos projetos.

Confira, abaixo, os projetos divulgados pelo aplicativo:

• 4 Estações: Informações sobre música, principalmente sertanejo, pop, MPB e rock. Faz cobertura de eventos musicais na cidade e mantém dois podcasts sobre o tema.
  • Conexões - Agência de notícias: Conteúdo sobre política, ciências e educação da cidade de Uberlândia com enfoque humanizado.
  • Além dos Ecrãs: Podcast sobre cultura pop. Traz conteúdos sobre filmes, séries, games, entre outros.
  • ARQ UFU: Projeto de extensão criado em 2016. Tem como objetivo a cobertura dos eventos esportivos da universidade.
  • C Jr.: A Communicare é uma empresa júnior, sem fins lucrativos, criada em 2012. Tem foco na comunicação digital, criando soluções e conteúdos para seus clientes.
  • Educom UFU: Faz parte do Programa de Bolsas de Graduação (PBG) da UFU. Traz informações sobre os projetos desenvolvidos por alunos do curso de Jornalismo.
  • LAB Cacos: Laboratório do Centro Acadêmico de Comunicação Social. Dá oportunidade para os estudantes exercitarem a prática jornalística.
  • Narra - Grupo de pesquisa: Registrado no CNPq, o grupo de pesquisa investiga a comunicação a partir de estudos da narrativa, da cultura e da temporalidade. Também é vinculado ao Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação da UFU.
  • Nós: Revista laboratório digital. Criada na disciplina de Jornalismo de Revista, tem como proposta a diversidade e a produção coletiva.
  • Senso InComum: Jornal laboratório produzido sob orientação de docentes de diversas disciplinas do curso de Jornalismo. Alia jornalismo impresso e plataforma digital.
  • Sinestesia Literária: Blog dedicado à publicação de textos literários autorais e produções jornalísticas. Se dedica a abordar os diversos tipos de opressão.
  • Tiro Livre: Programa esportivo que vai ao ar quinzenalmente às segundas-feiras na rádio Universitária FM (107,5), às 20h. Também é produzido em forma de podcast e tem o apoio da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae/UFU).

Palavras-chave: Ciência Divulgação Científica aplicativo Jornalismo projetos Assistência Estudantil; Proae; Graduação;