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Ensino à Distância

Curso de Matemática-EaD da UFU é avaliado com nota máxima pelo MEC

Visita do MEC para avaliação de reconhecimento da graduação aconteceu no mês passado e o resultado foi a obtenção de nota cinco dada pelos avaliadores

Publicado em 05/04/2022 às 13:03 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

O curso de graduação em Matemática EaD da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) obteve nota cinco, o índice máximo concedido pelo Ministério da Educação (MEC), na avaliação de reconhecimento que aconteceu no final do mês passado, nos dias 28 a 30 de março. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (04/04), e é considerado de excelência, alto nível de qualidade, fazendo com que a graduação em Matemática EaD da UFU seja referência para outras Instituições de Ensino Superior (IES).

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o responsável por conduzir nacionalmente o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). As avaliações das instituições, cursos e estudantes acontecem in loco, por meio do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e Indicadores de Qualidade. No caso do curso de Matemática EaD da UFU, a visita avaliativa foi a primeira que aconteceu após o início da pandemia mundial da covid-19 e também a primeira a ser realizada de modo totalmente on-line.

A visita de avaliação do MEC gera mobilização de vários setores da universidade, como: Gabinete do Reitor, Centro de Educação à Distância (CEaD), Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Sistema de Bibliotecas (Sisbi), Comissão de Avaliação Permanente (CPA) e a unidade acadêmica do curso avaliado - neste caso, a Faculdade de Matemática (Famat). Os resultados apresentados possibilitam traçar um panorama da qualidade dos cursos e instituições de educação superior do país, além de avalizar o mérito e o valor das instituições, áreas, cursos e programas, melhorar a qualidade da educação superior e orientar a expansão da oferta, promover responsabilidade social das IES, respeitando a identidade institucional e a autonomia de cada organização.

 

Metodologias de avaliação

Os instrumentos que subsidiam a produção de indicadores de qualidade e os processos de avaliação de cursos desenvolvidos pelo Inep são o Enade e as avaliações in loco realizadas pelas comissões de especialistas. No âmbito do Sinaes e da regulação dos cursos de graduação no Brasil, prevê-se que os cursos sejam avaliados periodicamente. Assim, os cursos de educação superior passam por três tipos de avaliação: para autorização, para reconhecimento e para renovação de reconhecimento.

  • Para autorização: esta avaliação é feita quando uma instituição pede autorização ao MEC para abrir um curso. Ela é feita por dois avaliadores, sorteados entre os cadastrados no Banco Nacional de Avaliadores (BASis). Os avaliadores seguem parâmetros de um documento próprio que orienta as visitas, os instrumentos para avaliação in loco. São avaliadas as três dimensões do curso quanto à adequação ao projeto proposto: a organização didático-pedagógica; o corpo docente e técnico-administrativo e as instalações físicas.
  • Para reconhecimento: quando a primeira turma do curso novo entra na segunda metade do curso, a instituição deve solicitar seu reconhecimento. É feita, então, uma segunda avaliação para verificar se foi cumprido o projeto apresentado para obtenção da autorização. Essa avaliação também é feita segundo instrumento próprio, por comissão de dois avaliadores do BASis, por dois dias. São avaliados a organização didático-pedagógica, o corpo docente, discente, técnico-administrativo e as instalações físicas.
  • Para renovação de reconhecimento: esta avaliação é feita de acordo com o Ciclo do Sinaes, ou seja, a cada três anos. É calculado o Conceito Preliminar do Curso (CPC) e aqueles cursos que tiverem conceito preliminar 1 ou 2 serão avaliados in loco por dois avaliadores, ao longo de dois dias. Os cursos que não fazem Enade, obrigatoriamente, terão visita in loco para este ato autorizado.

 

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Palavras-chave: EAD CEaD FAMAT UFU MEC Inep

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