Vestibular

Gratidão, aprovação e retribuição: assim é definida a relação de uma egressa da Afin com o programa

Ex-aluna do cursinho da UFU hoje é graduanda na universidade e professora no projeto que a ajudou ingressar na instituição

Publicado em 15/07/2022 às 15:03 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

Você está Afin de passar naquele vestibular dos sonhos, mas está precisando de uma forcinha com os estudos para isso? A grana está curta para pagar um cursinho? Se a sua resposta foi sim para essas duas perguntas, com certeza te veio à mente agora o seguinte questionamento: “Como eu vou conseguir fazer isso?”. Quer uma dica? Inscreva-se no Programa Institucional Ações Formativas Integradas de Apoio ao Ingresso no Ensino Superior (Afin) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

O programa é destinado aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio ou estudantes da última etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), egressos do Ensino Médio das escolas públicas ou bolsistas integrais da rede particular bem como refugiados, quilombolas, índigenas, negros e pessoas com deficiência. As aulas são presenciais e ofertadas nos campi da UFU, - Uberlândia, Patos de Minas, Monte Carmelo e Ituiutaba. As inscrições para o processo seletivo para a cidade de Uberlândia se encerram na próxima terça-feira, dia 19. Então corre e vem realizar seus sonhos, assim como a Milla Orlando, graduanda em História na UFU. Aproveite e conheça, logo abaixo, um pouco da história dela com a Afin. Quem sabe você não será o próximo a viver esse roteiro!

Dos dois lados da história

A Milla está no sexto período do curso de História - Licenciatura da UFU. Ela é uma das tantas ex-egressas da Afin que conseguiu realizar seu sonho de passar no vestibular.  Quando iniciou a caminhada pré-vestibular estava cheia de dúvidas quanto ao curso que queria seguir, mas o Afin ajudou ela a focar nos estudos e se orientar para qual graduação ela queria seguir. “Eu já sabia que queria ir para a área de humanas, porém não sabia qual curso. [...] Inclusive, no Afin eles preparam várias rodas sobre teste vocacional e outras pautas dentro desse assunto, incentivam a gente para o "Vem para a UFU", entre outras atividades”

Milla Orlando em comemoração pela aprovação no curso de História na UFU. Foto: Arquivo pessoal/Milla Orlando

A futura historiadora tem muita gratidão pelo programa Afin. Ela acredita que sem ele muito provavelmente não teria se desenvolvido tanto na preparação pré enem. Além das aulas muito bem organizadas, outro ponto forte do programa, que ela aponta, é a atenção e a boa relação criada com os professores. O ambiente intimista, leve e atencioso potencializou seus estudos e esses laços são mantidos até hoje. “Os professores eram ótimos, me ajudaram muito em todos os quesitos, tanto emocional quanto na real prática dos estudos, como preparar cronogramas, exercícios, rotina de estudos. Além disso, vários deles eu mantenho contato até hoje, sempre se importam em como eu estou e como está sendo a faculdade.”

Toda essa vivência leve e boas lembranças dos dias de aluna na Afin, e a aprovação na tão sonhada universidade, geraram na Milla um grande sentimento de gratidão e fez com que ela desejasse retribuir tudo isso. Hoje, ela está do outro lado da sala. Se um dia já se sentou nas cadeiras e ouviu as palavras do seu professor, agora é ela quem está à frente da turma compartilhando conhecimento e alimentando sonhos. “Quando eu entrei de fato na faculdade quis retribuir o que o cursinho popular me proporcionou, por isso, hoje em dia dou aula no Afin já faz dois anos. Queria, de alguma forma, participar de algo que foi tão importante para mim naquele período [pré enem], só que agora do outro lado né, do lado do professor.”

Agora é sua vez!

Assim como a Milla, você também pode conseguir passar no vestibular e se realizar como estudante. O Afin está pronto para te ajudar nessa missão. Na cidade de Uberlândia são 120 vagas disponíveis, no período noturno. Do total dessas vagas, 10% serão destinadas para negros, pardos, indígenas ou outros; e 5% para refugiados ou quilombolas; e 5% para pessoas com deficiência. As inscrições podem ser feitas até dia 19 de julho, por meio de um formulário on-line. Em caso de dúvidas, veja o edital completo ou entre em contato pelo e-mail curso.afin.uber@gmail.com.

Palavras-chave: vestibular cursinho AFIN