Novidade

Bibliotecas UFU disponibilizam a elaboração da ficha catalográfica de forma automática

Serviço é oferecido por meio do Portal do Estudante; confira o passo a passo de como efetuar os registros

Publicado em 01/08/2022 às 17:11 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Uberlândia (Sisbi/UFU) começou a oferecer aos estudantes da instituição, por meio da sua página oficial, orientações sobre como elaborar as fichas catalográficas dos trabalhos acadêmicos, sejam eles Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), Trabalhos de Conclusão de Residência (TCR), teses ou dissertações. Todo o processo pode ser efetuado pelo próprio autor do trabalho, utilizando o Portal do Estudante.

O passo a passo, com imagens, está disponível no Portal do Sisbi. Basicamente, o aluno precisa entrar no Portal do Estudante, efetuar o seu login, abrir a aba de solicitação e clicar na opção "ficha catalográfica". Em caso de perda de vínculo estudantil ou de acesso ao portal, o Setor de Catalogação e Classificação (Secac) da UFU irá elaborá-lo, mas apenas para esses tipos de documentos [TCCs, TCRs, teses e dissertações]. Neste caso, os estudantes devem encaminhar a solicitação para fichacatalografica@dirbi.ufu.br, conforme segue:

Assunto: "Programa de Pós-Graduação em... (preencher com o nome do seu programa)":

No corpo do texto:

1. O trabalho contém ilustrações (fotos, mapas, desenhos, gráficos, tabelas, quadros e afins)? Sim ou Não;
  2. É mestrado e/ou doutorado, acadêmico ou profissional?;
  3. Ano de nascimento do autor;
  4. Ano de nascimento do orientador;
  5. Ano de nascimento do coorientador;
  6. Telefone de contato do autor.

Anexo em Word:

1. Folha de rosto (primeira folha após a capa);
  2. Introdução;
  3. Resumo e palavras-chave (palavras que identificam os assuntos).

O que é Ficha Catalográfica?

A ficha catalográfica é um registro que contém as principais informações bibliográficas de uma publicação, como o autor, título, local de publicação e assuntos, dentre outros dados. Todas essas informações são elementos obrigatórios para o depósito do trabalho no Repositório Institucional da UFU. Ela pode ser feita de forma automatizada ou via solicitação de serviço para o Secac - conforme os processos explicados acima.