Divulgação científica

Podcast da UFU aborda Gamificação em novo episódio

Técnica ajuda as pessoas no processo de ensino e aprendizagem

Publicado em 23/08/2022 às 09:29 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Gamificação voltada para a educação é o tema do episódio #61. (Arte: Viviane Aiko)

A gamificação, cada vez mais popular nas metodologias de ensino, é o momento em que o jogo, um instrumento de diversão, passa a ter uma função educativa, incentivando certos comportamentos em uma determinada situação do dia a dia.

Valeska Virgínia, professora do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (Ileel/UFU), explica, no novo episódio do podcast "Ciência ao Pé do Ouvido", como ocorre o processo da gamificação no campo da educação.

De acordo com a pesquisadora, a técnica que utiliza elementos de jogos pode ser usada no ensino básico e superior, mas precisa da atenção dos professores em sala de aula: “Uma gamificação mal-feita, feita somente com competição, pode ser danosa para o aluno. O respeito à diversidade é mais importante que isso”.

Gostou da temática? Você pode mandar um áudio com dúvidas e sugestões para o WhatsApp do "Ciência ao Pé do Ouvido"! O número é (34) 9966-2021. Siga o podcast nas redes sociais: Twitter (@aopedoouvidopod) e no TikTok (@cienciaaopedoouvido).

Ouça o podcast "Ciência ao Pé do Ouvido", disponível nas principais plataformas de streaming: Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music ou diretamente no Anchor.

Palavras-chave: Ciência Ciência ao Pé do Ouvido podcast Gamificação educação