Oportunidade

Novo edital de auxílios da assistência estudantil está com inscrições abertas

Aberto apenas a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e matriculados em cursos de graduação presenciais da UFU, processo seletivo recebe candidaturas até esta quinta-feira, dia 29

Publicado em 02/09/2022 às 13:37 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Moradia estudantil é um dos itens contemplados pelo Edital Proae nº9/2022. (Foto: Milton Santos/Arquivo Portal Comunica)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), lançou novo edital para o processo de concessão, inclusão, alteração e recadastramento de auxílios de assistência estudantil, referentes ao primeiro semestre letivo de 2022.

Os benefícios são destinados a estudantes, em vulnerabilidade socioeconômica, matriculados em graduação presencial. As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, por meio do Portal de Serviços da Graduação (PSG), das 12h de 12 de setembro às 12h de 29 de setembro. “Neste semestre, ao contrário do que ocorreu nos anteriores, será um único edital para ingresso, inclusão ou alteração e recadastramento de estudantes”, explica Breno Valadares de Abreu, coordenador da Divisão de Assistência e Orientação Social (Diase).

O edital contempla estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com renda familiar bruta mensal de até um  salário mínimo per capita, matriculados em cursos de graduação presencial, em primeira graduação, de todos os campi da Universidade Federal de Uberlândia. Os auxílios ofertados são: moradia, alimentação, transporte, creche, acessibilidade, instrumental odontológico, inclusão digital e mobilidade internacional. As categorias e critérios de cada auxílio, assim como quantitativo, valores e campi a serem disponibilizados são informados no Edital Proae nº9/2022.

De acordo com o coordenador da Diase, “os auxílios têm por objetivo atender um conjunto de princípios e diretrizes que norteiam a implantação de ações para garantir o acesso, a permanência e a conclusão de curso dos estudantes da UFU, na perspectiva de inclusão social, formação ampliada, produção de conhecimento, melhoria do desempenho acadêmico e da qualidade de vida”.

Os recursos das bolsas são provenientes do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) - Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Breno Valadares acrescenta: "Para aqueles que já recebem os benefícios, o recadastramento é obrigatório. Os estudantes que estiverem convocados deverão se inscrever, podendo ter os seus auxílios cancelados, caso não participem."

Breno Valadares de Abreu é coordenador da Divisão de Assistência e Orientação Social (Diase). (Foto: Arquivo pessoal)

Palavras-chave: Auxílios assistência estudantil 2022 edital Diase Proae UFU