Calendários

UFU aprova calendário acadêmico da Graduação para os anos de 2022 e 2023

Datas de início e término referem-se aos semestres letivos de 2022/1, 2022/2, 2023/1 e 2023/2

Publicado em 19/10/2022 às 17:16 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

O Conselho de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Congrad/UFU) aprovou o início e o término dos semestres letivos de 2022/1, 2022/2, 2023/1 e 2023/2 para os cursos de graduação da instituição nos campi de Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas. A aprovação da Resolução Congrad nº 73/2022 aconteceu durante a 14ª Reunião do Congrad, realizada na tarde da última sexta-feira, 14 de outubro, e teve como relatora a coordenadora do curso de Engenharia Mecânica, a professora Núbia dos Santos Saad.

Arte: Equipe de Publicidade da Diretoria de Comunicação da UFU

De acordo com a relatora, “a proposta atende ao Art. 47 da LDB e confere benefícios institucionais e sociais". Ela explica os motivos: "Institucionalmente, permite que a regularização do calendário da graduação ocorra em 2024, e não em 2026 (projeção a partir do calendário anterior), e a sincronia deste com o calendário da pós-graduação e com calendários de ações do MEC, de prestações de contas de programas educacionais, e também de escolas públicas municipais e estaduais, favorecendo a realização de monitorias e estágios dos nossos estudantes, além de facilitar a adesão da instituição a processos unificados de seleção (SiSU)”.

Com o novo calendário, haverá também a reorganização do período de férias dos servidores e ajustes no planejamento e execução orçamentários. "Além disso, possibilita a regularização de dados para o senso educacional, de informações estatísticas e dos indicadores de desempenho institucional e, também, de iniciativas de mobilidade e intercâmbio nacional e internacional”, complementa a relatora.

Outro benefício do calendário refere-se à aproximação das datas dos processos seletivos às de ingresso. Os calouros do semestre 2022/2 serão os aprovados no Vestibular 2022, cujas provas acontecem nos dias 23 de outubro (1ª fase) e 27 de novembro de 2022 (2ª fase). Os ingressantes de 2023/1 serão selecionados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no ano de 2023. Já para 2023/2, a forma de ingresso será o Vestibular 2023, já agendado para 2 de julho e 6 de agosto de 2023. “Os benefícios sociais ocorrem, pois favorecem o atendimento a demandas da sociedade em relação a ingresso, permanência e conclusão, e colaboram para a redução da evasão e do subaproveitamento de vagas”, conclui Saad.

Confira aqui a Resolução Congrad nº 73/2022

Palavras-chave: Calendário graduação Congrad UFU