Celebração

UFU dá início a mais uma edição da Semana do Servidor

Com diversas atividades e temáticas abordadas, evento ocorre entre os dias 21 e 27 de outubro e tem a intenção de valorizar esses profissionais

Publicado em 21/10/2022 às 10:02 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em parceria com Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), preparou a “Semana do Servidor Público 2022”. As atividades são destinadas a professores e técnicos administrativos da universidade e têm início nesta sexta-feira, 21 de outubro, se estendendo até a quinta-feira da próxima semana, dia 27. A programação contempla lives no YouTube, palestras e confraternizações presenciais nos sete campi da UFU e até mesmo no Teatro Municipal de Uberlândia.

Após dois anos ocorrendo de maneira remota, devido à pandemia de covid-19, nesta edição a Semana do Servidor volta a ter eventos presenciais. Porém, para 2022, o modelo híbrido foi escolhido como formato para a celebração. A decisão veio para alcançar um número maior de pessoas, principalmente os servidores dos campi fora de sede - Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas -, que também receberão atividades presenciais da comemoração.

É válido ressaltar que, embora pensada para os servidores públicos da UFU, a semana é aberta também aos alunos e aos demais integrantes da comunidade universitária. Conteúdos como as lives e uma noite com várias atrações especiais no Teatro Municipal de Uberlândia são gratuitas e livres ao público em geral. Além de temáticas voltadas às necessidades profissionais dos servidores, como saúde e qualidade de vida, a semana busca abordar assuntos de interesse público, como é o caso da diversidade sexual.

Pró-reitor de Gestão de Pessoas da UFU, o professor Marcio Magno Costa relembra o início modesto da Semana do Servidor, com número de atividades reduzido e data mais próxima ao feriado (28/10). Ele ressalta a evolução que o evento teve ao longo dos anos e comenta que um dos principais intuitos de sua criação foi a necessidade de valorização desses profissionais por parte da universidade: “A gente tem esse pensamento de ter um evento que possa dizer para o servidor do reconhecimento institucional; estamos dizendo ao servidor que a universidade valoriza seu trabalho.”

Finalizando, Costa destaca a importância desses profissionais: “Praticamente tudo aquilo que é direito dos cidadãos depende de ações dos servidores públicos, assim como os direitos à educação e à saúde, que chegam à sociedade a partir deles. Esses profissionais passaram a ser mais valorizados durante a pandemia, período em que tiveram uma ação fundamental. Ali ficou evidente a importância das universidades, do Sistema Único de Saúde (SUS) e das pesquisas, que em grande parte são feitas nas universidades federais.”

Confira, abaixo, a programação completa da Semana do Servidor Público 2022:

21/10/2022 (sexta-feira):

9h - abertura do evento

Local: Canal da UFU no YouTube

10h - live "Acupuntura e Medicina e Chinesa, uma forma diferenciada de se olhar para a saúde"

Palestrante: Reginaldo Filho, fisioterapeuta

14h - "Café Cultural": Orquestra Popular do Cerrado

Local: Campus Glória - Auditório 1BCG

22/10/2022 (sábado):

20h - lançamento da minissérie "IndependênciaS", Coral da UFU, Orquestra Popular do Cerrado e Terno de Congado Sainha

Local: Teatro Municipal de Uberlândia

24/10/2022 (segunda-feira):

9h - painel de debate: "Crédito consignado - O meu malvado favorito!"

Palestrantes: Prof. Dra. Josilene da Silva Barbosa (Faces/UFU), Prof. João Gonçalves Silva Muntaser (Senac Ituiutaba) e Oleyr e Franco Fratari (gerente de Relacionamento do Santander)

Local: Canal da UFU no YouTube

14h - "Homenagem aos Servidores Aposentados UFU"

Local: Auditório 2A - Campus Umuarama

25/10/2022 (terça-feira):

9h - "Café com o Pró-Reitor: Integração, conexão e afetividade"

Participação: Prof. Dr. Marcio Magno Costa (pró-reitor da Progep), Guilherme Leal Dias (educador físico - Siapss/Dirqs/Progep)

Local: Campus Pontal Bloco A - Auditório 3

14h - live "LGBTQIAP+: A questão da diversidade sexual no cotidiano da UFU"

Palestrantes: Prof. Dr. Emerson Fernando Rasera e a psicóloga Me. Júnia Rodrigues de Araújo

26/10/2022 (quarta-feira):

8h - live "Inteligência emocional aplicada ao cotidiano"

Palestrante: Dra. Gabriela Scalia, terapeuta de família e de casal

14h - "Café Cultural": Orquestra Popular do Cerrado

Local: Centro de Convivência - Campus Educação Física

17h - Foodtruck

Local: Estacionamento Reitoria

18h - "Happy-hour do Servidor"

Atração musical: Banda Lísias

Local: Estacionamento Reitoria

27/10/2022 (Quinta-feira):

8h - live: "Comunicação Não Violenta"

Palestrante: Prof. Dra. Renata Janones (Famed/UFU)

Local: Canal da UFU no YouTube

10h - "Café com o Pró-Reitor: Integração, conexão e afetividade"

Participação: Prof. Dr. Marcio Magno Costa (pró-reitor da Progep), Guilherme Leal Dias (educador físico - Siapss/Dirqs/Progep)

Local: Sala 1B-406 Bloco 1BMC - Campus Monte Carmelo

●   15h - "Café com o Pró-Reitor: Integração, conexão e afetividade"

Participação: Prof. Dr. Marcio Magno Costa (pró-reitor da Progep), Guilherme Leal Dias (educador físico - Siapss/Dirqs/Progep)

Local: Campus Patos de Minas - Prédio Palácio dos Cristais - Sala 203.

Palavras-chave: semana servidor público UFU Progep Programação