Ciência

Dados sobre covid-19 em Uberlândia estão desatualizados há mais de 2 meses, revela agência Conexões

Reportagem do curso de Jornalismo da UFU aponta evidências do avanço da doença, apesar da ausência de dados oficiais

Publicado em 12/12/2022 às 11:19 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Uberlândia (MG) está há mais de dois meses sem atualizar os dados sobre os casos de covid-19 no município. É o que revela a reportagem da agência de notícias Conexões, vinculada ao curso de graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), publicada nesta segunda-feira (12/12). A matéria é assinada pelo estudante Lucas Ribeiro, com supervisão da jornalista e professora Ana Spannenberg.

Segundo a agência, o Boletim Epidemiológico divulgado diariamente pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais registra os mesmos 225.116 casos em Uberlândia desde 4 de outubro. “A Conexões procurou a Prefeitura de Uberlândia para questionar o estancamento dos números, mas a resposta foi de que as questões deveriam ser direcionadas à Superintendência, que por sua vez, reafirmou que a responsabilidade da coleta é do município”, afirma a reportagem.

O texto aborda fatos indicativos de que os casos de covid-19 aumentaram em Uberlândia nas últimas semanas, embora os dados oficiais ocultem essa informação. A Conexões conversou com o infectologista Henrique de Villa Alves, do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), sobre a restrição de visitação a pacientes na unidade e abordou a recomendação do Comitê Covid UFU de retomar o uso de máscaras em locais fechados.

Leia a reportagem completa na página da Conexões.

Clique na imagem para ler a reportagem completa (Foto: Reprodução da agência Conexões)

Palavras-chave: Covid UFUContraOCorona coronavírus pandemia Uberlândia Jornalismo