Infraestrutura

Após acordo com Prefeitura de Patos de Minas, UFU transfere alguns setores e serviços

Alterações incluem saída do Palácio dos Cristais para o Bloco Alfa

Publicado em 10/02/2023 às 07:40 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) começa 2023 com novidades no Campus Patos de Minas. Em decisão tomada de comum acordo entre a Prefeitura Municipal e a UFU, o Palácio dos Cristais, antiga sede da universidade, irá acomodar a Câmara de Vereadores, enquanto os setores universitários serão migrados para o Bloco Alfa do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam).

A UFU estava instalada no local desde 2010 e a mudança está sendo realizada com o objetivo de otimizar os espaços públicos cedidos ou alugados pelo Executivo. O Palácio dos Cristais sediava a parte administrativa, pró-reitorias, assessoria, secretarias das pós-graduações, projetos de extensão e alguns laboratórios e salas de professores. Boa parte dos laboratórios se encontram no prédio da Major Jerônimo.

De acordo com o assessor especial da Reitoria, professor Matheus Gomes, no Pavonianos, vão permanecer a biblioteca, o auditório e as sessões administrativas da UFU. "No Bloco Alfa vão funcionar os projetos de extensão, sala de professores e alguns laboratórios, como os da parte de telecomunicações e informática. Na Major Jerônimo estão os laboratórios de pesquisa - tanto de ensino e graduação quanto de pós-graduação - e no Bloco G da Unipam, apenas sala de aula", informa.

Ainda segundo Gomes, a mudança também vai beneficiar os estudantes e servidores da universidade, pois aproxima os setores. "O Alfa fica do lado do bloco de salas de aulas e do lado dos Pavonianos, facilitando a locomoção, além de ser um local adequado para as necessidades da UFU. A previsão é de que os setores migrados do Palácio dos Cristais continuem funcionando no Alfa até a construção de um segundo bloco no Campus 30 Paus, que a universidade está construindo e que deve ser inaugurado no próximo mês de novembro", acrescenta.

Inauguração do Campus da UFU em Patos de Minas está prevista para novembro de 2023. (Foto: Alexandre Costa/Arquivo Portal Comunica)

Palavras-chave: Patos de Minas UFU centro universitário Palácio dos Cristais