Ensino Básico

‘Eu só tenho caderno de ciências, matemática, português... onde eu vou anotar esta receita?’

Programa Diário de Ideias lança o 'Kit Diário de Ideias', com jogos, livros e vários outros itens

Publicado em 10/02/2023 às 15:36 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

“Querido diário, hoje, na escola em que eu trabalho, uma simples situação me deixou intrigada. Vi uma menina lendo um daqueles murais fixos do corredor, onde as turmas colocam seus trabalhos em exposição, e ela gostou muito de uma receita que ali estava, mas havia um problema. Ela queria registrar a receita e levar para a mãe, só que não tinha um lugar para fazer isso. Vi ela se queixar que na mochila carregava os cadernos de ciências, matemática, português… ou seja, ela tinha um caderno para cada disciplina, mas não tinha onde registrar coisas que gostaria de guardar e compartilhar.

Ah, aquilo me deixou de orelha em pé! Ela havia acabado de descobrir algo novo e queria compartilhar com alguém, mas não tinha onde fazer o registro. Nós nas escolas incentivamos tanto a criatividade, o conhecimento, mas limitamos os materiais delas apenas para matérias específicas, só para anotar aquilo que ensinamos em sala de aula. Mas, e o mundo que elas estão descobrindo? E as ideias?”

Foto: Milton Santos

Alguns dias e ideias depois…

“Querido diário, acho que já sei uma solução para aquela menina que queria anotar a receita e para tantas outras crianças que querem levar suas descobertas consigo. Que tal criar um Diário de Ideias? Nele, elas poderão anotar tudo que elas tiveram desejo e vontade, além de que poderá ajudar os professores e familiares a conhecerem melhor cada criança”

Diário de Ideias

O programa Diário de Ideias, vinculado ao Programa Institucional de Formação Continuada para o Desenvolvimento do Profissional da Educação Básica, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Proexc/UFU), lançou no fim da tarde da última quinta-feira, 9, mais um produto. Além das edições de jornal, músicas e livros, agora o projeto também conta com o “Kit Diário de Ideias”. O evento aconteceu na sala infantil da Biblioteca Municipal do Centro Municipal de Cultura da cidade de Uberlândia.

O lançamento do kit aconteceu na sala infantil da Biblioteca Municipal, das 17h30 às 19h. (Foto: Milton Santos)

A professora Luciana Muniz é a idealizadora do programa e do kit, mas, para o material em questão, ela contou com ajuda de outros setores e profissionais. Além do apoio da Proexc e da Eseba, o projeto recebeu o patrocínio do Sistema Martins, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC), da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Uberlândia. De acordo com Muniz, o material serve para estimular e valorizar a criatividade das crianças, professores, familiares e toda comunidade escolar. “Ele é um kit criado para que os estudantes possam desenvolver a leitura e a escrita, sendo a escrita como um processo de criar, de se expressar [...] trabalhando com três palavras: experienciar, registrar e compartilhar”, completa a professora.

O kit teve também a participação da artista visual, produtora cultural e sócia da Intensa Galeria, Elaine Tinoco, como produtora executiva; o artista visual, fotógrafo e designer Marcus Vinícius Santos, como diagramador; o artista plástico, professor de teatro e artes plásticas Marcos Nepomuceno, como ilustrador; e a psicóloga Maria Eduarda Lima, como produtora de material.

Foto: Milton Santos

Porém, não só de talentos já formados e atuantes no mercado foi produzido o novo kit. Mãozinhas e mentes promissoras também fizeram parte da equipe, como é o caso do estudante Igor Lima, que desenhou e fez todas as artes do livro “Diário de Ideias Mirabolantes”, um dos itens presentes no kit, que também conta com cartões e selos postais, jogos como trilha do tesouro, da memória, um mapa do clube da leitura, além do diário para o registro das ideias.

Hora de compartilhar

“Oi, querido diário! Ontem nós fizemos o lançamento do "Kit Diário de Ideias”. Ah, esse programa já lançou tantos projetos, contou com tantas pequenas grandes mentes, além das mais talentosas e carinhosas. Eu agradeço muito também às minhas inspirações que além de viverem tudo isso comigo também me ajudaram a construir esse tesouro. Meu querido esposo, Carlos Nunes, meus filhos Hiago, Yasmin e Ítalo Nunes, minha nora Thalissa Nery, meus pais Lucimar de Andrade e Osiris de Lima, minha avó Lina de Souza, e meus sobrinhos, Valentina Pádua e Igor Lima, o ilustrador do livro Diário de Ideias Mirabolantes.

E para quem for ler esse diário um dia, saiba que assim como esse programa incentiva o compartilhamento de ideias, nós também vamos compartilhar muito esse kit por aí. Já distribuímos 850 kits para escolas municipais, 150 para a Eseba, 55 para a Secretaria de Cultura daqui de Uberlândia, 25 para o Instituto Alair Martins, além de termos sorteado 20 deles no evento de lançamento. E quer saber de mais uma? Nós fomos aprovados em um novo edital do PMIC. Então, neste ano, teremos a confecção de mais 3000 exemplares do kit. Que sonho! Esse material vai ajudar muitas crianças a desenvolverem sua criatividade, serem protagonistas e grandes autores.

Os premiados no sorteio. (Foto: Milton Santos)

Assim como eu disse, o Diário de Ideias precisa sempre fomentar três ações: experienciar, registrar e compartilhar. Graças a todas essas pessoas e instituições estamos ai, experienciando um jeito novo de educar, registrando nossas ideias e compartilhando todas elas”

Palavras-chave: diário de ideias Eseba PROEXC Pmic