Representatividade

Projeto de extensão da UFU desenvolve jogo que aborda a igualdade de gênero em STEM

Jogo 'Luminares' tem como objetivo mostrar a importante participação feminina nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática na história

Publicado em 14/02/2023 às 17:56 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

O projeto Women Impacting Girls (WinGs), apoiado pela edição 2022 do Programa de Extensão Integração UFU / Comunidade e conduzido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Proexc/UFU), desenvolveu o jogo de cartas Luminares.

Ele tem por objetivo mostrar, de forma lúdica e divertida, as diferentes mulheres que ao longo da história deram sua contribuição para os avanços da humanidade nas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática ("STEM", na sigla em Inglês). De acordo com a professora da Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen/UFU) e coordenadora do projeto, Vérica Freitas, é importante evidenciar essas participações femininas esquecidas pela sociedade, na maioria das vezes. O desenvolvimento do jogo também contou com a participação de Luísa Salomão, estudante de Artes Visuais na UFU.

Além de conhecer importantes figuras históricas femininas do Brasil e do mundo, nas áreas de STEM e também em outras, o jogador também passa a se conscientizar dos problemas da desigualdade de gênero e desincentivo de acesso e permanência de mulheres nessas áreas, tidas artificialmente como ramos nos quais os homens teriam mais domínio e competência naturais.

Luminares conta com 37 cartas e, com elas, apresenta ao jogador referências de mulheres em áreas tidas como 'apenas para homens'. (Foto: Divulgação)

O jogo é ideal para qualquer idade, com a possibilidade de ser utilizado de diferentes formas, entre elas: jogo da memória e jogo do mico. Na primeira opção o objetivo é formar a maior quantidade de pares com as duas cartas idênticas, podendo ter participação de duas a seis pessoas. Já no jogo do mico - com duas a quatro pessoas na disputa - a meta é baixar o maior número de pares (duas cartas idênticas) e não ficar com a carta curinga (mico) na mão.

Freitas explica que a ideia inicial é alcançar o público infanto-juvenil, trazendo a eles a perspectiva de participação feminina nas áreas citadas anteriormente e, assim, consolidar referências de mulheres em áreas tidas como "masculinas". "A nossa intenção é, ao evidenciar essas mulheres, contribuir para a quebra de paradigmas que nos levam, como sociedade, a restringir potenciais e possibilidades, o que, além de outros fatores de influência na vida das pessoas, tem um considerável impacto econômico e social. Sociedades mais igualitárias possuem melhores indicadores de inovação, maior IDH [Índice de Desenvolvimento Humano], maior nível de empreendedorismo, menores taxas de violência, dentre outros aspectos", conclui.

Para providenciar o jogo, entre no site do WinGs, acesse a aba "jogos", faça o donwload do arquivo das cartas e siga as instruções para confeccioná-las.

Palavras-chave: Wings Fagen PROEXC UFU representatividade Luminares igualdade de gênero