Pular para o conteúdo principal
Extensão

Projeto de extensão do Hospital de Clínicas incentiva a doação de sangue em Uberlândia

Por meio da criação de uma cultura de doação de sangue, o projeto Compartilhe Vida busca transformar esse gesto solidário em um hábito constante durante todo o ano

Publicado em 27/02/2023 às 03:20 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Com apenas uma doação, é possível salvar até quatro vidas. (Foto: Heuler Reis)

Uma doação de sangue costuma encher uma bolsa de 450 ml. Esta quantidade tem o potencial de salvar até quatro vidas, ajudando pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas complexas e de grande porte, além de contribuir para que aquelas com doenças crônicas graves - para as quais o sangue é indispensável e que precisam de transfusões períodicas - possam viver melhor e por mais tempo. O estoque de bolsas também é vital para tratar pessoas feridas em situação de emergência ou em calamidades. A doação de sangue é um ato solidário que não representa nenhuma perda ou prejuízo para quem o pratica. 

Em Uberlândia, as doações de sangue são feitas no Hemocentro da cidade, que funciona em parceria do governo do Estado de Minas Gerais com o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC/UFU-Ebserh). Segundo dados do portal do Hemominas, a unidade uberlandense recebe cerca de 2 mil doadores mensalmente. O número pode parecer grande, mas a alta demanda das bolsas de sangue usadas nos hospitais para os mais diversos propósitos causa uma frequente baixa nos estoques, reforçando a necessidade de doadores frequentes. Ainda de acordo com o Hemominas, Uberlândia conta com cerca de 166 mil doadores cadastrados. A comparação deste número com os 2 mil frequentadores mensais indica uma dificuldade de fidelização dos doadores.

 

Durante todo o ano, o projeto Compartilhe Vida promove ações para fomentar a cultura de doação de sangue em Uberlândia. (Foto: Divulgação)

 

Tentando contribuir para a melhora do quadro de doação de sangue na maior cidade do interior de Minas Gerais, a UFU, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), possui o projeto Compartilhe Vida, vinculado ao Programa Institucional de Humanização do HC/UFU-Ebserh, ao Comitê da Agência Transfusional e ao Serviço de Humanização - todos, também do HC.

O projeto tem como objetivo aumentar o número de doadores de sangue e medula óssea no Hemocentro de Uberlândia e atua na divulgação de temas relacionados à doação tanto nas mídias digitais quanto em eventos presenciais ao longo de todo o ano. Desta forma, o Compartilhe Vida busca criar a cultura da doação voluntária, não se limitando somente a ações pontuais em datas comemorativas. 

 

Como doar?

Para fazer a doação de sangue e/ou medula óssea, é necessário acessar o site do Hemominas, preencher as informações requisitadas na página e pressionar o botão de confirmação do agendamento prévio. O serviço de agendamento também é disponibilizado por meio do aplicativo "MG App - Cidadão", disponível para download na PlayStore (para celulares Android) e na Apple Store (para celulares IOS). Algumas das condições necessárias para doar são, por exemplo, ter entre 16 e 69 anos, pesar pelo menos 50kg e não possuir doenças crônicas. 

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Doação de sangue Hemocentro Compartilhe Vida HC-UFU

A11y