Inflação em Uberlândia fica abaixo da média nacional

Pesquisa do Cepes/UFU aponta aumento de preços de 0,31%; já IBGE registra 0,84% de acréscimo na média nacional em fevereiro

Publicado em 29/03/2023 às 12:23 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Inflação em Uberlândia historicamente é inferior à media nacional. (Imagem: Canva)

O Centro de Pesquisas Econômico-Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/UFU) divulgou os resultados do Índice de Preços ao Consumidor (IPC-Cepes) referentes ao mês de fevereiro de 2023. A variação mensal foi de 0,31%, enquanto a acumulada no ano alcançou 1,24%. A variação do índice nos últimos 12 meses foi de 4,48%.

No comparativo com a média nacional, Uberlândia tem um percentual inflacionário menor. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação no país foi de 0,84% em fevereiro. No acumulado do ano, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador utilizado para medir o aumento de preços no Brasil, é de 1,37%. Já nos últimos 12 meses o resultado é de 5,48%.

Considerando os dados a partir de 2010, somente nos anos de 2012 e 2020 a cidade teve aumento de preços acima do IPCA.

Para entender a inflação em Uberlândia

O boletim de fevereiro do IPC-Cepes mostra uma tendência de aumento em alguns setores, como habitação, despesas pessoais e educação, enquanto outros apresentam queda, como alimentação e bebidas, saúde e cuidados pessoais, vestuário e transportes.

Confira, na tabela abaixo, o resultado por grupo e o impacto no IPC.

Cesta básica mais barata

O custo da Cesta Básica de Alimentos de Uberlândia teve uma redução de 3,63%, em relação ao mês anterior. Se em janeiro o valor era de R$ 706,17, em fevereiro custou R$ 680,54. No acumulado do ano, a variação foi de -1,14%, enquanto nos últimos 12 meses, houve uma alta de 8,22%.

Em fevereiro, sete produtos apresentaram queda nos preços, com ênfase na batata (-18,32%), no tomate (-10,41%) e no óleo (-3,20%). Já entre os itens que tiveram aumento, o leite liderou com 4,72%, seguido pelo feijão (2,22%).

Tempo de Trabalho e Salário Mínimo Necessário

Em fevereiro, foram necessárias 114 horas e 59 minutos de trabalho para um indivíduo que ganha salário mínimo adquirir os itens da cesta.

O salário mínimo necessário para manter uma família de dois adultos e duas crianças (ou três adultos) em Uberlândia, ficou em R$ 5.717,20, bem acima do salário mínimo oficial (R$ 1.302,00).

Sobre o Cepes/UFU

O Cepes é vinculado ao Instituto de Economia e Relações Internacionais (IERI) da UFU. Desde 1979, o IPC-Cepes acompanha a variação de preços de bens e serviços em Uberlândia.

A coleta de preços é realizada em mais de 500 estabelecimentos, abrangendo 228 subitens que compõem a cesta básica de consumo das famílias com renda de 1 a 5 salários mínimos. A estrutura da cesta pode ser consultada no site do Cepes.

Palavras-chave: IPC CEPES inflação IPCA