Pular para o conteúdo principal
Evento

Professor da UFU realiza palestra em congresso internacional sobre o boro

José Mageste discutirá importância do elemento químico para o plantio e cultivo de seringueiras

Publicado em 22/03/2023 às 18:07 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:38

Arte: Reprodução

Na quinta-feira (23/3), o professor José Geraldo Mageste, do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Uberlândia (Iciag/UFU), ministra uma palestra no IV Boron Day. O evento consiste em um congresso internacional sobre o elemento químico boro e, neste ano, ocorre em Antígua, na Guatemala. A palestra, intitulada “Uso do Boro em Cultivos de Seringueira”, ocorre às 7h30 no horário de Brasília e pode ser assistida tanto presencialmente quanto de forma on-line.

Conforme o professor, a importância de sua palestra está centrada no fato de que o elemento químico em questão, o boro, auxilia na plantação e crescimento das seringueiras. Segundo Mageste, a pesquisa é relevante dado que, atualmente, seringueiras não podem ser cultivadas em seu habitat natural, a Floresta Amazônica, devido à ocorrência de uma doença chamada “mal das folhas”. A intenção da palestra, é “relatar a experiência brasileira com o nutriente boro em seringueira, principalmente para a formação de mudas. Não é nossa intenção divulgar uma ‘receita’, mas ajudar técnicos e produtores a ter povoamentos vigorosos e produtivos”, completa.

O convite ao professor para participar do congresso foi feito por um dos organizadores do evento, o Grupo de Apoio à Pesquisa e Extensão da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Gape/Esalq) . Para Mageste, tal convite foi uma honra e provavelmente motivado pelos mais de doze anos de pesquisa que ele e sua equipe vêm realizando na UFU acerca do assunto.

Além disso, o professor afirma que o fato de o evento estar acontecendo pela primeira vez fora do Brasil é de grande importância para a ciência. Por se tratar de um encontro mundial, a expectativa é que sejam consolidadas as novas tecnologias de adubação do boro entre os especialistas ao redor do globo. “Esperamos, assim, proporcionar maior visibilidade ao melhor uso deste micronutriente nas culturas, tanto no meio científico quanto para produtores”, explica Mageste.

O IV Boron Day contará também com diversas outras palestras, inclusive de outros pesquisadores brasileiros. O link para o cronograma completo e para inscrição no evento pode ser encontrado no site da Gape.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Evento incis Boron Day

A11y